Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2580
Title: Espaço e materiais: Intervenção no ambiente educativo em creche
Authors: Velha, Sónia Maria Silva da
Orientador: Ana, Pinheiro
Keywords: Espaço
Materiais
creche
Issue Date: 23-Mar-2018
Abstract: A creche é um contexto educativo com caraterísticas muitos especificas, quer ao nível do currículo quer ao nível da organização do ambiente educativo, mais concretamente dos espaços e dos materiais. Neste estudo, procurámos evidenciar de que modo a organização do espaço e dos materiais, numa sala de creche, pode contribuir para que as crianças que dele usufruem se desenvolvam. Ao longo dos anos, o tema da organização do espaço e, consequentemente dos materiais em creche, tem vindo a ser objeto de estudo por alguns autores. Dada a pertinência desta temática existe a necessidade de repensar a educação em creche de um modo menos genérico. Neste sentido, intervimos numa sala de um grupo de 2 anos ao longo de 160 horas, que nos permitiu um contato privilegiado para conhecer, de uma forma mais aprofundada, a organização dos espaços e materiais nesta valência em concreto. A intervenção educativa seguiu os princípios de uma investigação-ação, assente em pressupostos teóricos, subordinados ao mesmo tema. Assim, o presente estudo tem como propósito percecionar um contexto de creche específico e intervir face às suas necessidades concretas. Através da análise de dados de diversos instrumentos de investigação e, consequentemente, dos resultados obtidos, foi possível cruzar informação decorrente da nossa observação e das entrevistas efetuadas. Percebemos, no que diz respeito aos espaços e materiais, o que é valorizado, quais as prioridades e o conhecimento existente. Foi possível intervir tendo em conta não só os dados recolhidos, mas também a necessidade de ampliar e implementar estratégias.
Foundation Stage is an educational context with very specific characteristics, both on the curriculum and on the educational environment organization, more concretely of spaces and materials. In this study, we try to show how the organization of space and materials, in nursery, can help children develop. Over the years, space organization and, consequently of materials in daycare, has been the object of study by some authors. Given the pertinence of this theme, there is a need to rethink childcare education in a less generic way. In this sense, we intervened in a 2 year old group, for over 160 hours which allowed us a privileged contact to know, in a more specific way, the space and materials organization in this concrete context. The educational intervention followed the principles of an action investigation/ study, based on theoretical assumptions, related to the same theme. the t study aims to perceive a specific daycare context and intervene on their concrete needs. Through data analysis from several research instruments and, consequently, the results obtained, it was possible to cross-reference information from our observation and interviews. We realized, with regard to spaces and materials, what is valued, what the priorities are and what the prevailing knowledge is. It was possible to intervene taking into account not only the data collected but also the need to enlarge and implement strategies
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2580
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

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