Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2581
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Ana Márcia Serra-
dc.contributor.authorSilva, Ana Rita Teles-
dc.date.accessioned2018-04-09T11:20:51Z-
dc.date.available2018-04-09T11:20:51Z-
dc.date.issued2018-04-04-
dc.date.submitted2018-02-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2581-
dc.description.abstractA consciência fonológica desempenha um papel importante no desenvolvimento de competências de literacia. A consciência fonológica vai desenvolvendo-se na educação pré-escolar, permitindo à criança uma capacidade crescente para a manipulação de elementos fonológicos cada vez mais pequenos. Segundo Capovilla e Capovilla (2000), as crianças que apresentam dificuldades no contexto pré-escolar, ao nível da consciência fonológica, normalmente apresentam atraso na aquisição da leitura e da escrita. No entanto, se os procedimentos necessários ao desenvolvimento da consciência fonológica forem executados, a criança poderá superar com facilidade essas dificuldades. O presente trabalho de investigação teve como objetivo perceber qual o grau de importância que os educadores de infância atribuem ao desenvolvimento da consciência fonológica na educação pré-escolar. No sentido de alcançar o objetivo delineado, foi construído e aplicado um inquérito por questionário a onze educadores de infância de duas instituições educativas de nível pré-escolar. Na análise de dados, foi possível verificar que os educadores consideram: muito importante desenvolver a consciência fonológica na educação pré-escolar; que têm conhecimentos sobre o conceito de consciência fonológica, que têm formação neste âmbito; que estão preparados para a desenvolver e que efetivamente a desenvolvem nas crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.description.abstractPhonological awareness plays an important role in the development of literacy skills. Phonological awareness is developed in pre-school education, allowing the child an increasing ability to manipulate increasingly smaller phonological elements. According to Capovilla and Capovilla (2000), children who present difficulties in the pre-school context, at the level of phonological awareness, usually present a delay in reading and writing acquisitions. However, if the procedures necessary for the development of phonological awareness are performed, the child can easily overcome these difficulties. The present research aimed to understand the importance of the development of phonological awareness in pre-school education. In order to reach the goal outlined, a questionnaire survey was constructed and applied to eleven kindergarten teachers from two pre-school educational institutions. In data analysis, it was possible to verify that kindergarten teachers consider: it is very important to develop phonological awareness in pre-school education; that they have knowledge about the concept of phonological awareness; that they are trained in this field; that they are prepared and they develop it in pre-school childrenpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_PT
dc.titleA Importância da Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid201895587pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.