Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinheiro, Ana-
dc.contributor.authorSousa, Ana Rita Castro Silva Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-05-02T15:43:02Z-
dc.date.available2018-05-02T15:43:02Z-
dc.date.issued2018-04-06-
dc.date.submitted2018-02-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2609-
dc.description.abstractCada vez mais as tecnologias estão enraizadas no ensino. Elas abrem um leque de recursos, tornando as aulas mais criativas, dinâmicas e motivadoras. Cabe assim à escola criar espaços e disponibilizar material tecnológico para que o professor se possa adaptar ao uso das tecnologias e deste modo planificar as suas aulas com a sua utilização. O professor pode com as tecnologias despertar nas crianças a motivação, a criatividade, a aprendizagem colaborativa e o respeito pelas regras da sala de aula. Neste sentido, inicialmente, apresentamos perspetivas teóricas relativamente a conceitos essenciais ao desenvolvimento da investigação, ou seja, explanamos os mitos e medos na utilização das tecnologias por crianças, as TIC como recursos à aprendizagem, o papel do professor na relação das tecnologias com a educação, a organização curricular do 1º ciclo e as metas de aprendizagem das TIC e por fim os fatores intervenientes na aprendizagem das crianças na sala de aula. No que concerne as opções metodológicas, utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a diferentes instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, como entrevistas a docentes do 1º ciclo, observação participante, através da criação e colocação em pratica de atividades utilizando materiais tecnológicos. Percebemos que é urgente integrar as tecnologias de informação e comunicação em todos os momentos de ensino, principalmente no 1º Ciclo bem como a sua utilização como meio de implementar as dinâmicas das escolaspt_PT
dc.description.abstractThis research report has the main objective to show how activities carried out with the help of technological resources can enhance the children development in a variety of dimensions. Day by day, technologies are increasingly more present in teaching. They open up a range of possibilities, making classes more creative, dynamic and motivating. It is thus up to the school to create spaces and provide technological devices so that the teacher can adapt to the use of these technologies and thus incorporate it in their classes. Using these multimedia and technological devices, the teacher can approach their students with activities more relevant to the kids of today, improving their motivation, their creativity, their collaborative learning and the respect to the rules of the classroom. In this sense, initially, we present theoretical perspectives regarding concepts essential to the development of this type of research, that is, we explain the myths and fears in the use of technologies by children, ICT as resources for learning, the role of the teacher in the mediation of technologies with education, the curricular organization of the 1st cycle and the ICT learning goals, and to finalize, the intervening factors in the development of the students in the classroom. In regard to methodological options, a qualitative methodology was used, using different instruments and techniques of data collection and treatment, such as interviews with 1st cycle teachers, participant observation, through the development and practice of activities using technological materials. We realize that it is urgent to integrate information and communication technologies at all times of teaching, especially in the 1st cycle as well as its use as a means to implement the dynamics of schools.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectTecnologias da informação e comuicaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.titleAs Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid201906643pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.