Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2652
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorMendes, Diana Palmira Félix-
dc.date.accessioned2018-07-19T09:23:58Z-
dc.date.available2018-07-19T09:23:58Z-
dc.date.issued2018-07-17-
dc.date.submitted2018-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2652-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivos compreender de que forma a aprendizagem dos números e operações que as crianças adquirem ao longo da Educação Pré-Escolar se articulam com o 1.º ano de escolaridade, e as consequências que essa não articulação pode provocar no seu interesse pela matemática. A investigação envolveu vinte e uma crianças da sala dos quatro anos, da Educação Pré-Escolar e vinte e um alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano de escolaridade, de uma instituição de ensino privado, situada no Grande Porto. A metodologia utilizada nesta investigação foi de carácter qualitativo. Previamente foram preparadas sete atividades e colocadas em prática, sendo feita uma observação participante ao longo das mesmas e recolhidos dados e informações pertinentes para o estudo. Por fim, entrevistou-se a educadora e docente para perceber a perceção que tiveram desta experiência. Este estudo permitiu compreender que no 1.º ano os conteúdos lecionados não se articulam com os objetivos da EPE, existindo uma repetição das aprendizagens já adquiridas pelas crianças. Verificou-se também que em alguns momentos o interesse dos alunos se perde, sendo essencial a utilização de atividades mais lúdicas que motivem os alunos para as aprendizagens. Palavras – chave: Números; Aprendizagem; Lúdico; Atividade; Matemáticapt_PT
dc.description.abstractThe following master degree internship report was compiled based on a research of Pre-schooling and Elementary Primary Education. The objectives of this report are to gain a better understanding of the ability of children in learning numbers, the skills taught during the pre-schooling stage that are repeated in the first year in the Elementary School, and the effects this repetition may have in the children’s interest in arithmatics. The subjects of this investigation included twenty-one Pre-school children who are four-years old and twenty-one students in the first year of the Elementary School, all from a private school in the Porto District. The methodology used in this research was quality-orientated. Seven activities were prepared and put into practice, and a participant observation was made during the research process Finally, the educator and teacher were interviewed to understand their perception of this experience. This study allowed us to understand that the contents taught in the first year of Elementary School are not articulated with the objectives of pre-schooling , and that there is a repetition of the learning already acquired by the children. It was also verified that in some moments the interest of the students is lost, being essential the use of practical activities that motivate the students for the learning Key words: Numbers; Learning; Activity; Mathematicspt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da matemática- Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.titleOs Números e Operações com crianças dos 4 aos 7 anospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEBpt_PT
dc.identifier.tid201952475pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FINAL - Relatório de Investigação - ESTE FINAL.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.