Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2675
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCortesão, Irene-
dc.contributor.authorSalgado, Ana Margarida Moreira-
dc.date.accessioned2018-07-27T13:30:50Z-
dc.date.available2018-07-27T13:30:50Z-
dc.date.issued2018-07-24-
dc.date.submitted2018-06-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2675-
dc.description.abstractEste relatório de investigação baseia-se num estudo de caso, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, durante o qual, observamos e avaliamos os comportamentos de um grupo de 4 anos, especialmente no aspeto da inclusão de uma criança diferente. Uma criança que, mesmo não sendo considerada como tendo qualquer necessidade educativa especial, mostrava dificuldade de estabelecer relação com o outro e por isso de inclusão no grupo, assim como dificuldades de concentração, cooperação, linguagem. Ao longo de dois anos, foram feitas várias intervenções no grupo, através de jogos e atividades musicais, sempre monitorizados e avaliados permitindo uma constante reflexão sobre os resultados obtidos. Este trabalho permitiu perceber como a música pode funcionar como instrumento de intervenção educativa, influenciando e contribuindo para a inclusão das crianças no seu grupo. Palavras-chave Criança; Música; Inclusão; Diferenciação Pedagógica; Afetividade. Abstract This research report is based on a case study, carried out within the framework of supervised teaching practice in Pre-School Education and First Cycle Teaching of Basic Education, at Paula Frassinetti Higher Education School, during which, we observed and evaluated the behaviours of a four years old group, focusing on the aspect of the inclusion of a different child. A child that, although not being considered as having any special educational needs, showed difficulty in establishing relations with the other and therefore of inclusion in the group, as well as difficulties of concentration, cooperation, language. For two years, several interventions were made in the group, through games and musical activities, always monitored and evaluated, allowing a constant reflection upon the results obtained. This work allowed to the understand how music can act as an instrument of educational intervention, influencing and contributing to the inclusion of children in their group. Key words Child; Music; Inclusion; Pedagogical Differentiation; Affectivitypt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectIntervenção educativa - Músicapt_PT
dc.titleDe que forma a música pode contribuir para a inclusão de uma criança diferente no seu grupo?pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEBpt_PT
dc.identifier.tid201954060pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ana salgado.pdf627.04 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.