Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Júlio-
dc.contributor.authorNogueira, Ana Rita da Cunha-
dc.date.accessioned2018-07-27T14:50:58Z-
dc.date.available2018-07-27T14:50:58Z-
dc.date.issued2018-07-21-
dc.date.submitted2018-06-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2678-
dc.description.abstractA resiliência é a capacidade de uma pessoa regressar ao seu estado emocional normal, depois de ter passado por algum problema ou frustração que altera a maneira de estar, as emoções e sentimentos. Não significa que as pessoas são de ferro, que não sofrem com determinadas situações, mas sim, que são capazes de ultrapassar as adversidades da vida acabando por recuperar e voltar à sua condição normal. As pessoas que estão fortemente motivadas e dispostas a investir tempo e esforço podem aprender a fortalecer certos componentes de resiliência e alguns dos mecanismos protetores que ajudam a lidar com situações perigosas e stressantes. É, então, importante perceber que a resiliência é educável. Não é um dom exclusivo nem excecional, mas sim, uma qualidade natural que se pode construir ao longo dos dias. Cada vez mais os professores sofrem de stresse devido às condicionantes que esta profissão acarreta. Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de compreender como é possível contrariar esta condição e criar mecanismos que lhes permitam superar as adversidades que esta profissão origina. O estudo, realizado ao longo deste relatório, segue uma metodologia de natureza qualitativa, e a técnica utilizada será a entrevista, mais especificamente uma entrevista semiestruturada. É importante então, procurar instruir professores e educadores para a resiliência para que estes estejam aptos a tomar decisões perante situações de risco e possam ser mais competentes e resistentes para que tenham a capacidade de desempenhar as suas funções com gosto e eficácia sendo felizes com o que fazem. Palavras-Chave: Resiliência; Docentes; Stresse; Burnout; Coping.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleA resiliência e o stresse na prática docentept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEBpt_PT
dc.identifier.tid201953889pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Resiliência e o stresse na prática docente.pdf875.2 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.