Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2685
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dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorBrandão, Carla Sofia Fonseca-
dc.date.accessioned2018-07-31T09:38:54Z-
dc.date.available2018-07-31T09:38:54Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.date.submitted2018-06-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2685-
dc.description.abstract“O que significa ser professor?” é uma questão constantemente colocada, sobretudo a quem exerce a prática docente. Segundo alguns teóricos, um professor deve meramente saber ensinar, segundo outros, deverá saber tudo o que há para saber sobre aquilo que vai ensinar e, segundo ainda outros, o professor deve ser uma espécie de ser infalível que nunca comete erros. Neste relatório, vamos propor uma perspetiva alternativa que é simultaneamente mais abrangente e razoável. Nas sociedades modernas multiculturais, pluralistas, fortemente dependentes da evolução tecnológica e científica, a função de docente mantém-se igual e imutável, recorrendo sobretudo ao método expositivo tradicional e resistindo à maioria das oportunidades de evolução e mudança. Tal realidade é impraticável nas sociedades modernas que exigem respostas novas para problemas novos e de soluções para velhos problemas que nunca foram resolvidos. Relembramos que ser professor não é, nem nunca foi, uma tarefa fácil. Para dar resposta às problemáticas sociais e culturais que se colocam nos dias de hoje, o professor deve procurar diversificar a sua prática e metodologia pedagógica, investir em ambientes de aprendizagem motivadores e estimulantes, conhecer as especificidades e caraterísticas de cada aluno, agindo de acordo com as condições e limitações existentes, procurando obter o melhor resultado possível. O professor tem a responsabilidade de desenvolver o potencial de cada aluno a nível de inteligência, criatividade e conhecimentos académicos, dando origem ao desenvolvimento de cidadãos críticos e participativos em contexto de uma sociedade democrática. O professor deve ser, sempre que possível, dinâmico, reflexivo, complexo e investir numa abordagem transdisciplinar (e não o contrário). Deste modo, pretendemos questionar e debater o exercício profissional docente, articulando com a nossa reflexão sobre a prática de ensino supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico. Os resultados apontam para o forte investimento numa pedagogia diferenciada, em processos educativos flexíveis e personalizados, bem como numa constante monitorização do ato de ensino. Palavras-Chave: processo de aprendizagem; ato de ensino; intervenção educativa; contexto de 1.º Ciclo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectIntervenção educativapt_PT
dc.titleReflexão sobre a intervenção pedagógica na prática de ensino supervisionada em 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEBpt_PT
dc.identifier.tid201956969pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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