Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorReis, Paula Alexandra Guimarães Lopes dos-
dc.date.accessioned2018-07-31T10:56:14Z-
dc.date.available2018-07-31T10:56:14Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.date.submitted2018-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2691-
dc.description.abstractA presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, num contexto de Educação Pré- Escolar e no contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição do distrito do Porto. Nesta participaram quarenta e duas crianças, três Educadores de Infância, quatro Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico e trinta e um encarregados de educação. A relação entre a escola e as famílias tem sido objeto de muitos estudos devido à sua importância e aos seus benefícios. No entanto, estes focalizam-se essencialmente na relação que é estabelecida entre a escola e as famílias, sem atribuir especial importância ao sujeito principal da relação- a criança.Deste modo, pretende-se nesta pesquisa compreender qual é o papel que a criança ocupa nesta relação, analisando de que forma é que a criança é ouvida na escola e na escola e na família, implementando estratégias para que a criança tenha uma participação ativa na relação e percecionando como é que os agentes educativos (educadores, professores e famílias) avaliam a participação da criança na relação escola-famílias. Recorreu-se à investigação- ação e a uma metodologia mista. Para tal, foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos: observação direta, análise documental, dispositivos pedagógicos, questionários e focus group. Através da análise dos dados obtidos, chegou-se à conclusão que as práticas daparceria entre a escola e as famílias são reconhecidas como de extrema importância para o sucesso pessoal e académico da criança.Todavia, revelou que a criança tem ainda um papel passivo e pouco participativo nesta relação, sendo entendida como um elo de ligação entre a escola e a família e não como um sujeito ativo, com protagonismo e voz para sugerir e participar ativamente em estratégias que estreitem essa parceria, confirmando uma fraca visibilidade da participação das crianças e do seu papel como cidadãopt_PT
dc.description.abstractThe present research was elaborated within master degree on pre-school education and education primary school, on both context, in a Porto district institution. On this research participate forty-two children, three childhood educators, four basic education teachers and thirty-one parents. The relation between school and family had been subject of many studies due to his importance and his benefits. However, theses studies focus mainly on family school relation, without give special importance to the main character, the children. In this way, the research intends understand which the children role on the relation is, analyse how the children are listened in school and in the family, implement strategies for the children to have an active participation relationship, perceive how the educational agents (childhood educators, teachers and parents) evaluate children’s participation in the school-family relationship. Was used the “research-action” and“mixed methodology”. To this end was used the following techniques and instruments: direct observation, documents analysis, pedagogics dispositive, questionnaires and focus group. Through the data collect analysis, it was concluded that collaboration practices between school and family are extreme importance for success personal and academic. Nevertheless, the children still have a passive role and few participations on this relation, is seeing just a connect link between the school and family and not as a active subject, with principal role and voice to suggest and to participate in strategies to narrow this partnership, confirming this way a poor visibility of children participation and his role as citizenpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectRelação escola-famíliapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.titleA participação da criança na relação escola – famílias: um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid201956977pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.