Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorFonseca, Catarina Alexandra Pentieiro-
dc.date.accessioned2018-09-21T10:03:02Z-
dc.date.available2018-09-21T10:03:02Z-
dc.date.issued2018-09-18-
dc.date.submitted2018-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2699-
dc.description.abstractA presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como título:” O impacto do brincar no processo de ensino-aprendizagem da criança.” Este estudo foi desenvolvido em dois contextos: no contexto de Educação PréEscolar, com um grupo de crianças da faixa etária dos cinco anos de idade e no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico numa turma do 2º ano. Ambas as instituições situam-se no distrito do Porto. Nesta investigação participaram cinquenta crianças e uma Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico. O brincar é uma atividade natural na vida da criança com inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento. A criança, ao brincar, para além de desenvolver habilidades cognitivas promove também o desenvolvimento de competências sociais, na medida em que, ao interagir com os seus pares, constrói a sua cidadania. Este estudo teve como base a investigação-ação e uma metodologia qualitativa, tendo como auxílio os seguintes instrumentos: registos de observação, grupos de discussão focalizada, entrevista e ainda a análise de algumas das atividades desenvolvidas. A observação foi crucial neste processo investigativo, pois através da mesma foi possível recolher informações e ainda aliar a prática aos interesses das crianças, motivando-as e envolvendo-as no processo do ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos demonstraram o impacto positivo que o brincar tem no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, tendo contribuído para que se revelassem mais motivadas e envolvidas nas diferentes situações educativas por via das estratégias lúdicas mobilizadas pela investigadora durante a intervenção educativa,pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.titleO impacto do brincar no processo de ensino-aprendizagem da criançapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEBpt_PT
dc.identifier.tid201975297pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pdf novo.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.