Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.authorSilva, Tânia Maria Vieira da-
dc.date.accessioned2018-11-02T10:51:12Z-
dc.date.available2018-11-02T10:51:12Z-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.date.submitted2018-10-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2713-
dc.description.abstractA pedra angular do presente estudo assenta na observação de uma sociedade contemporânea em que a imagem assume um papel preponderante na vida do indivíduo. A hiperproliferação da linguagem visual no quotidiano das sociedades ocidentais, contribuiu para a formação de uma cultura visual, que impõe novos desafios, e torna fundamental considerar o desenvolvimento sustentável. Neste trabalho pretendemos analisar o lugar que a ilustração ocupa no contexto educativo de pré-escolar, tendo em consideração o seu potencial pedagógico e o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e social da criança, visando a educação para a sustentabilidade. Para proceder a essa análise, delineamos os objetivos principais que passavam por compreender a importância da ilustração em contextos educativos e que competências podiam ser trabalhadas a partir da mesma. Assim, esta investigação de cariz qualitativo, implicou uma metodologia de trabalho de projeto e consistiu, quanto à técnica de recolha de dados, numa entrevista e uma observação participante. Para tal, o trabalho implementou em contexto educativo de pré-escolar, uma série de atividades de atividades percetivas, criativas e expressivas, que visavam o desenvolvimento de competências transversais e específicas, onde as diferentes áreas do saber foram contempladas numa lógica interdisciplinar. Verificamos que, no final da sua aplicação, quanto à importância da ilustração em contexto educativo, a opinião dos ilustradores entrevistados indicou que esta pode funcionar como meio de Educação para a Arte e como meio de enriquecimento do indivíduo. Quanto ao seu potencial pedagógico no desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social da criança, concluímos que a mesma funcionou como catalisador para o desenvolvimento e reforço de competências transversais a nível comportamental, artístico, social, linguístico e de compreensão do mundo.pt_PT
dc.description.abstractThe keystone of the present study is based on the observation of a contemporary society in which the image assumes a preponderant role in the life of the individual. The hyperproliferation of visual language in the daily lives of Western societies has contributed to the formation of a visual culture, which imposes new challenges, and makes it essential to consider sustainable development. In this work we intend to analyze the place that the illustration occupies in the pre-school educational context, taking into account its pedagogical potential and its contribution to the personal and social development of the child, aiming at education for sustainability. In order to carry out this analysis, we outlined the main objectives of understanding the importance of illustration in educational contexts and what competences may be developed through it. Thus, this qualitative research implied a methodology of project work and consisted, as regards the technique of data collection, in an interview and a participant observation. In this way, the work implemented in the pre-school educational context, a set of perceptive, creative and expressive activities, which aimed to develop transversal and specific competences, where the different areas of knowledge were contemplated in an interdisciplinary logic. We found out that, at the end of its application, regarding the importance of illustration in an educational context, the opinion of the interviewed illustrators indicated that this can act as a means of Education for the Arts and as a means of enriching the individual. Concerning its pedagogical potential in the development of competences in the personal and social formation of the child, we conclude that it served as a catalyst for the development and reinforcement of transversal competences at the behavioral, artistic, social, linguistic and comprehension levels of the world. Keywords: Illustration, Sustainability, Visual Culture, Pre-School Educationpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação para a Artept_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectIlustração para a infânciapt_PT
dc.titleA criança em contacto com a cultura visual: a ilustração no processo de educação para a sustentabilidadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT
dc.identifier.tid202010660pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Tânia_Silva_FINAL.pdf18.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.