Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Mariely Gestosa-
dc.contributor.advisorSilva, Karine Santos da-
dc.contributor.authorCarapinha, Núria Rita Mendes-
dc.date.accessioned2019-01-15T12:27:28Z-
dc.date.available2019-01-15T12:27:28Z-
dc.date.issued2019-01-10-
dc.date.submitted2018-09-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2735-
dc.description.abstractA presente investigação foi desenvolvida com o propósito geral de analisar a prevalência de programas de intervenções assistidas por cães em Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo do 1º ciclo, em Portugal Continental, durante o ano letivo 2017/2018. Procurou-se também caracterizar os programas implementados quanto a questões fundamentais tais como a certificação dos cães envolvidos, e ainda obter dados relativos a questões mais específicas sobre a implementação/não implementação destes programas, reportando-se, por exemplo, aos agentes promotores dos mesmos e às barreiras à sua implementação. Para tal, foram elaborados dois questionários: um destinado a todos os diretores dos agrupamentos de escolas de Portugal Continental integrando Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo do 1º ciclo; o outro destinado aos docentes responsáveis pelos (eventuais) programas implementados. A amostra final aqui obtida revelou-se limitada, na medida em que apenas 39 de um total de 167 diretores participaram neste estudo. Destes 39 agrupamentos aqui representados pelos seus diretores, apenas em 4 foi implementado um programa de intervenções assistidas por cães e destes 4 apenas se conseguiu obter a caracterização de 3 junto dos docentes responsáveis. Deste trabalho emerge a necessidade de uma maior divulgação destas intervenções junto dos docentes, sendo de considerar para futuros trabalhos a criação de um plano de formação destinado aos profissionais de educação. Palavras-chave: Perturbação do Espectro do Autismo; Intervenções Assistidas por Cães; Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo; Educação Especial.pt_PT
dc.description.abstractThe present study was developed with the intent of analyzing the prevalence of dog-assisted intervention programs at Special Units for the Education of students with Autism Spectrum Disorder from 1st grade, in mainland Portugal, during the school year 2017/18. This study aimed also at i) characterizing the implemented programs in terms of fundamental aspects related, for example, to the certification of the dogs involved, and ii) obtaining data regarding more specific aspects about the implementation/non-implementation of these programs. These data include the agents promoting the programs and the barriers to their implementation. So to attain these goals, two questionnaires were developed: one directed at all the directors of Schools-Grouping integrating Special Education Units for students with Autism Spectrum Disorder from 1st grade; the other directed at the teachers in charge of the implemented programs (if any). The final sample obtained was reduced: only 39 of the 167 directors who have been contacted participated in this study. Only 4 programs were implemented at the Schools-Grouping represented by these 39 participants, and only 3 teachers described the implemented programs. From this work emerges the need of increased dissemination of information about dog-assisted intervention programs among education professionals. Future studies could include the development of training sessions on this topic. Keywords: Autism Spectrum Disorder; Dog-assisted interventions; Structured Teaching Units for the Education of Students with Autism Spectrum Disorder; Special education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerturbação do Espectro do Autismo (PEA)pt_PT
dc.subjectIntervenções Assistidas por Cãespt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.titleProgramas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Área de especialização em Educação Especialpt_PT
dc.identifier.tid202138860pt_PT
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_final.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.