Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCraveiro, Clara-
dc.contributor.authorSantos, Ana Sofia Rosário dos-
dc.date.accessioned2019-03-21T11:04:07Z-
dc.date.issued2019-03-20-
dc.date.submitted2019-02-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2751-
dc.description.abstractA pedra angular do presente estudo assenta no trabalho desenvolvido no âmbito dos estágios profissionalizantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é um estudo desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância, em instituições privadas, localizadas na zona metropolitana do Porto. Atualmente, a educação sensorial revela-se uma temática pouco abordada no sistema educativo, no entanto, na primeira infância o desenvolvimento dos sistemas sensoriais são fundamentais para o pleno desenvolvimento da criança. Deste modo, o relatório de investigação desenvolveu-se visando a promoção do conhecimento do mundo através da exploração dos sistemas sensoriais. Sendo a educação sensorial promotora da aprendizagem ativa, procuramos promover nos diferentes grupos de crianças (da valência de creche e da valência de jardim de infância) a exploração e a descoberta de materiais e ambientes sensoriais ricos e significativos desconhecidos por parte das crianças e da equipa pedagógica, visto serem fundamentais para uma aprendizagem significativa e para o desenvolvimento da criança. O processo investigativo foi construído, assente na investigação-ação, através de uma metodologia qualitativa. Neste sentido, utilizamos instrumentos com o intuito de proceder à recolha de dados, sendo eles, a análise bibliográfica e documental; a observação participante e a fotografia; e o inquérito por questionário aplicado às educadoras cooperantes e aos encarregados de educação. Na análise e no tratamento dos resultados obtidos, constatou-se que é fundamental que o trabalho efetuado em ambiente de sala e também no seu exterior, seja promovido pelos profissionais de educação, de forma a facilitar o desenvolvimento dos sistemas sensoriais na criança, proporcionando, ao grupo e a cada criança, a possibilidade de explorar, através de materiais diversificados e de ambientes ricos, os sentidos. Por fim, este estudo veio reiterar que a atenção e observação do profissional de educação perante o grupo de crianças com quem desenvolve o seu trabalho, é essencial para que este seja capaz de efetuar um trabalho de desenvolvimento dos sistemas sensoriais consciente e eficaz. Palavras-chave: Educação de infância, materiais sensoriais, organização do ambiente, desenvolvimento sensorial.pt_PT
dc.description.abstractThe cornerstone of this study is the work developed during my professional internships in the context of the Master Degree of Early Childhood Studies. This internship took place in several contexts: nursery and kindergarten both in private and public institutions in Porto. Currently, sensorial education is a neglected subject when approaching education; nevertheless, in early childhood it is fundamental to achieve the child’s full development. Hence, our research study was developed aiming to promote the knowledge of the surrounding world through the stimulation of the sensorial systems. As the sensorial education stimulates an active learning, we have designed activities, both for nursery and kindergarten children, to help them and education professionals exploring and discovering rich and sensorial materials and environments since they are essential for a significant learning and for their development. We implemented an action research qualitative methodology, thus we used several instruments for data retrieve: literature search and documentary, active and photo observation, and a teacher and tutor questionnaire. All the collected data analysis showed the importance of implementing activities to ease the development of the sensorial systems so that the group and each child might explore the diversified environments through senses. This must be the basis of the work done by all the education professionals, in and out the classroom. Finally, this study confirms that the education professionals must observe attentively the children they are working with in order to achieve an attentive and successful sensorial system development. Key words: Early childhood education, sensorial materials, environment organization, sensorial development.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sensorialpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.titleEducação sensorial: uma perspetiva ‘Out of box’pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2022-03-20-
thesis.degree.nameRelatório de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202200957pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório-de-Investigação_FINAL.pdf6.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.