Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2753
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.authorMarques, Maria Inês Mosqueiro Ferreira-
dc.date.accessioned2019-04-01T15:11:30Z-
dc.date.available2019-04-01T15:11:30Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.date.submitted2019-02-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2753-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio espelha as atividades realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste relatório pretende-se perceber se as crianças observadas se enquadram na fase gráfica descrita pelos diferentes autores, podemos ver assim abordada a temática do desenvolvimento gráfico infantil e as diferentes respostas aos estímulos distintos que foram proporcionados. É possível ainda perceber qual a atuação do educador de infância para a promoção de um bom desenvolvimento na educação artística. Deste modo, e para que o educador tenha um papel crucial no desenvolvimento gráfico da criança, são referenciadas estratégias que este deve adotar para que isso aconteça. Pretende-se assim, com esta investigação, refletir sobre como a estimulação por parte do educador propicia o desenvolvimento gráfico e o interesse por experiências e aprendizagens novas. Explorando, foi posto em prática um estudo de caso numa Instituição Particular de Solidariedade Social. A investigação realizada é de carácter qualitativo recorrendo à realização de entrevistas a cinco educadoras, bem como a realização e análise de dez atividades. Estas foram propostas a um grupo de crianças de quatro/cinco anos. No que diz respeito à ação pedagógica pretende-se desenvolver experiências educativas distintas, ao nível do subdomínio das artes visuais valorizando o desenvolvimento gráfico infantil e a atuação das educadoras nesta área. Em todas as atividades planificadas, foram tidas em conta as necessidades e interesses das crianças. Com o apoio da análise das entrevistas e das grelhas de observação realizadas para cada atividade, vai ser possível verificar o interesse, o gosto e a evolução em cada atividade bem como, as potencialidades que as artes visuais estimularam com esta intervenção. Palavras-Chave: Artes visuais; desenvolvimento gráfico; técnicas e materiais diversificadospt_PT
dc.description.abstractThis internship report reflects the activities carried out in Supervised Teaching Practices I and II of Masters in Pre-School Education. In this report it is intended to understand if the children observed fit into the graphic phase described by the different authors, we can thus see the thematic of child's graphic development and the different responses to the different stimulus that were provided. It is also possible to perceive the performance of the tutor of childhood for the promotion of a good development in artistic education. As a result, and so that the tutor has a crucial role role in children graphic development, are indicated strategies that the child must adopt to make it successful. The aim of this research is to reflect on how the tutor stimulation provides graphic development and interest in new experiences and learning. Exploring this thematic, a case study was implemented in a Social Solidarity Private Institution. The research carried out is of qualitative nature, based on interviews with five tutors, as well as the accomplishment and analysis of ten activities. These activities were proponed to a group of children aged four and five years. Regarding the pedagogical action, it is intended to develop distinct educational experiences, at a subdomain of the visual arts level, valuing the children graphic development and the performance of the tutors in this area. In all planned activities, the needs and interests of children were taken into account. Supported in the analysis of the interviews and the observation grids built for each activity, it will be possible to verify the interest, the taste and the evolution in each activity as well as the potential that visual arts stimulate in this intervention. Keywords: Visual arts; graphic development; techniques and materials diversifiedpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArtes visuaispt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.titleA importância do desenho para o desenvolvimento da criançapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202207790pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório_de_Estágio_Maria Inês Marques.pdf9.23 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.