Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2776
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Luísa-
dc.contributor.authorQuintela, Bruna Morais-
dc.date.accessioned2019-07-18T14:59:34Z-
dc.date.issued2019-07-18-
dc.date.submitted2019-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2776-
dc.description.abstractAo referir o conceito de “Literatura Infantil”, antes de mais importa situá-lo nos dias de hoje, na sua génese e na sua evolução em termos dos contextos históricos e culturais diversos. Perceciona-se que a Literatura Infantil é dinamizada e reproduzida entre gerações, muito precocemente, através da cultura oral, do requisito do “conta-me outra vez” e embora grande parte deste tipo de literatura esteja hoje já organizada num registo escrito, ou seja, dada a conhecer através da sugestão de livros impressos ou digitalizados, de facto, é através da via oral e da revisitação da forma contada que estas histórias passam entre gerações. O livro ficará guardado na memória ligado à voz de quem o leu, à história que dele se guardou, ao desenho que dele se viu, ao lugar imaginário que através do modo e do espaço contado se conquistou. Mas qual o espaço introspetivo a que aquele livro passou a equivaler e como o consolidou o espaço emotivo e formativo no crescimento de cada um, que valor individual dela guarda e o património que aquela história ganha e constitui no olhar e memória de cada um? A temática do medo é transversal e por isso podemos encontrá-la tanto nas histórias tradicionais, como também nas contemporâneas. Escolhendo essa mesma temática realizou-se um estudo de caso ao nível de dois grupos de crianças, sobre a relação entre a aprendizagem e a decodificação de sinais no processo de crescimento: circunscrição dos grupos etários (3/4 e 7/8 anos de idade) e decodificação de símbolos, à volta das obras O Cuquedo, Capuchinho Vermelho e Corre, corre cabacinha. O estudo de caso permitiu concluir que a Literatura Infantil constitui um meio privilegiado para se trabalharem as emoções, nomeadamente o medo, pois, atualmente, as histórias são construídas com base nas necessidades psicológicas dos recetores e, portanto, através da viagem pelo “mundo da imaginação”, as crianças estão indubitavelmente a lidar com os dilemas típicos da sua idade. Palavras-chave: Literatura tradicional; Literatura oral; Literatura infantil contemporânea; Etapas de aprendizagem; Medopt_PT
dc.description.abstractBy referring the concept of “Children’s Literature” first of all, it matters to situate the concept itself, nowadays, and in its genesis, in its evolution in historical contexts and cultural diversity. Is perceived that Children’s Literature is streamlined and reproduced between generations, very early, through oral culture, of the requirement of the “tell me one more time” and although majority of this type of literature be currently, already organized in a written record, that is, made know through the suggestion of printed books or scanned, in fact, it’s through the oral way and the revisiting of the counted form that these stories pass between generations. The book will be stored in memory linked to the voice of those who read it, to the story that we keep from it, to the drawing that was seen on it, to the imaginary place that through the mode and the narrated space was conquered. But what introspective space that book has started to equal and how was it consolidated the emotive and formative space in the grown of each, what an individual value from it holds and the heritage that story gets and constitutes in the eyes and memory of each one? The fear theme is transversal and so we can find it both in traditional stories, but also in contemporary ones. Choosing this theme a case of study was carried out at the level of two groups of children, about the relationship between learning and decoding signals in the process of growth: circumscription of age groups (3/4 e 7/8 years old) and decoding symbols, around the stories of O Cuquedo, Capuchinho Vermelho e Corre, corre cabacinha. The case study allowed to conclude that Children’s Literature constitutes a privileged path to work the emotions, namely fear, because currently stories are built based on the psychological needs of recipients and therefore through the journey through the "world of imagination" children are undoubtedly dealing with the dilemmas typical of their age. Palavras-chave: Tradicional Literature; Oral Literature; Contemporary Children’s Literature; Stages of learning; Fear.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteratura infantil contemporâneapt_PT
dc.subjectLiteratura infantil -- Medopt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectLiteratura infantil tradicional - contos-
dc.titleOs contos infantis de outros e destes tempos na desconstrução do medopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2021-07-18-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202263436pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.