Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2781
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorMendes, Íris Oliveira-
dc.date.accessioned2019-07-24T11:15:31Z-
dc.date.available2019-07-24T11:15:31Z-
dc.date.issued2019-07-22-
dc.date.submitted2019-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2781-
dc.description.abstractO presente relatório consiste numa investigação sobre o desenvolvimento social de uma criança com precocidade excecional. Primeiro, abordamos o tema da educação inclusiva para todas as crianças e fundamentamo-nos em diversas normas em vigor no nosso país. Depois, focamo-nos mais na nossa temática, a sobredotação e a precocidade excecional e em tentar compreender em que diferem. Sobredotação é um conceito que tem diversas perpetivas e formas de o compreender. Precocidade excecional é um conceito muito pouco aprofundado e investigado. O conceito de sobredotação foi sofrendo alterações ao longo do tempo e podemos dizer que sobredotação é uma criança com capacidades acima da média. E que precocidade excecional difere desse conceito apenas ao nível temporal. O objetivo geral deste estudo é perceber a educabilidade universal onde todas as crianças têm capacidade de aprendizagem. No que concerne às opções metodológicas, a nossa metodologia foi qualitativa e recorreu-se à entrevista como instrumento de recolha de dados. Neste sentido, optamos por entrevistar apenas pessoas que já tivessem tido contacto com crianças com precocidade excecional, tendo sido duas educadoras, uma psicóloga e, por fim, tivemos o privilégio de contar com a colaboração da mãe de uma criança sobredotada. Relativamente aos resultados, todas as entrevistadas se mostraram sensíveis a esta temática, consideram a socialização uma das maiores dificuldades das crianças com precocidade excecional e tentam utilizar diversas estratégias como forma de promoção de socialização. No entanto, percebemos que caso as profissionais tivessem tido uma formação mais especializada ao nível da sobredotação a prática destas poderia ter sido melhor junto com a criança com precocidade excecionalpt_PT
dc.description.abstractThe present report is an investigation about the social development of a child with exceptional precocity. First, we address the subject of inclusive education for all children and we supported in various regulations of our country. Then, we focused more on our theme, giftedness and precocity and the exceptional precocity and in trying to understand in which they differ. Giftedness is a concept that has several perspectives and ways how to understand it. Exceptional precocity is a concept very little in depth and investigated. The concept of giftedness has been suffering changes over time and we can say that giftedness is a child with above-average skills. And that exceptional precocity differs from this concept only at the temporal level. The overall objective of this study is to realize the universal educating where all children are capable of learning. Regarding methodological options, our methodology was qualitative and we used the interview as a data collection instrument. In this sense, we decided to interview only people who had had contact with children with exceptional precocity, having been two educators, a psychologist and, finally, we had the privilege of having the collaboration of the mother of a gifted child. Regarding the results, all interviewees were sensitive to this issue, consider socialization one of the greatest difficulties of children with exceptional precocity and try to use different strategies as a way of promoting socialization. However, we realized that if the professionals had had a more specialized training at the level of giftedness the practice these could have been better together with the child with exceptional precocity. Key words: Inclusive education; Giftedness; Exceptional precocity; Socialization; Intervention strategies; Guidelines for professionals.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectSobredotaçãopt_PT
dc.subjectPrecocidadept_PT
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.subjectEstratégias de intervençãopt_PT
dc.titleO desenvolvimento social de uma criança com precocidade excecionalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202264602pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÍRIS Relatório finalíssimo.pdf15.57 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.