Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorGondar, Ana Rita Machado-
dc.date.accessioned2019-07-24T11:29:24Z-
dc.date.available2019-07-24T11:29:24Z-
dc.date.issued2019-07-22-
dc.date.submitted2019-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2782-
dc.description.abstractO presente relatório de investigação foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O estudo foi realizado num jardim-de-infância com um grupo de crianças da sala dos cinco anos e envolveu a vinte e cinco famílias. Trata-se de uma investigação-ação que tem como objetivo geral obter um maior conhecimento acerca das relações existentes entre a escola e a família e, em particular, quais as formas de comunicação que potenciam a relação Escola-Famílias. Deste modo, recorreu-se a uma metodologia de investigação, de natureza qualitativa, utilizando como instrumentos metodológicos, os inquéritos por questionário dirigidos às famílias, a entrevista à educadora cooperante e as atividades desenvolvidas com as crianças e as famílias. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as famílias valorizam a relação Escola-Famílias e destacaram como meios de comunicação preferenciais, que potenciam a comunicação, a plataforma ChildDiary e o e-mail, tendo vindo a reforçar que a comunicação implica a criança e a sua voz ativa. As atividades realizadas com as famílias, “Vamos semear em família”, “Exposição de pinturas abstratas” e “Arte em família” promoveram a comunicação entre a escola e as famílias, implicaram as crianças no processo de decisão das atividades. Conclui-se neste estudo que a comunicação é uma forma de melhorar a relação entre a escola e as famílias e que a participação destas nas atividades desenvolvidas no jardim-de-infância fortalece o envolvimento parental. Salienta ainda a importância da implicação da criança nessas dinâmicas sociais.pt_PT
dc.description.abstractThis research report was elaborated in the framework of the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and the Master's in Pre-School Education of the Superior School of Education of Paula Frassinetti. The study was conducted in a kindergarten with a group of five year old children and involved twenty five families. It is an action research whose general objective is to obtain a better knowledge about the existing relations between the school and the family and, particularly, the forms of communication that enhance the relationship between School and Families. Thus, a research methodology of a qualitative nature was used, using as methodological tools the questionnaire surveys directed at families, interviewing the cooperating educator and the activities developed with children and families. The results of the research showed that the families value the School-Household relationship and emphasized as preferred means of communication, which enhance communication, the ChildDiary platform and the e-mail, reinforcing that communication implies the child and his active voice. The activities carried out with the families, "Let sow in the family", "Exhibition of abstract paintings" and "Art in family" promoted the communication between the school and the families, involved the children in the process of deciding the activities. It is concluded in this study that communication is a way to improve the relationship between school and families and that their participation in activities developed in kindergarten strengthens parental involvement. It also stresses the importance of the child's involvement in these social dynamics. Keywords: Communication; Families; School-Household Relations; Activities; Parental Involvementpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectRelação escola-famíliapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.titleDesafios na comunicação Escola-Famílias: um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202264610pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Investigação Final - Ana Rita Machado Gondar - 2014106.pdf7.5 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.