Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorCarvalheira, Ana Isabel Cardoso-
dc.date.accessioned2019-07-25T08:51:31Z-
dc.date.issued2019-07-23-
dc.date.submitted2019-06-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2788-
dc.description.abstractAtualmente, os educadores de infância e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico encontram nas suas salas alunos com características que os diferenciam uns dos outros - são todos diferentes - e, por isso, trabalham com grupos/turmas heterogéneas. Neste sentido foi importante compreender e desenvolver questões sobre a educação inclusiva, ou seja, perceber de que forma as crianças manifestam essa apropriação e como os educadores (educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico) a promovem. Para o desenvolvimento deste relatório foi fundamental recorrer à atual legislação recentemente aprovada. Para o presente relatório foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativa, sendo que se recolheram dados através de registos de observação e de testes sociométricos. Os testes tinham como objetivo verificar as representações das crianças perante outras crianças diferentes e a evolução dos seus pensamentos após serem desenvolvidas atividades e momentos de reflexão sobre a educação inclusiva. Em suma, este relatório permitiu compreender como as crianças pensam e se posicionam sobre os outros, quando estimuladas a refletir sobre a diferença, a diversidade, o respeito e a inclusãopt_PT
dc.description.abstractAt present, childhood educators and teachers of the first cycle of basic education find in their classrooms students with characteristics that differentiate them from each other, they are all different and therefore work with heterogeneous groups/classes. In this sense, it was important to understand and develop issues about inclusive education, that is, how children manifest this appropriation and how the educators (early childhood educators and elementary school teachers) promote it. For the development of this report it was fundamental to resort to the current legislation and recently approved. For the present report, a qualitative methodology was used, and data were collected through observation registers and sociometric tests. The tests had as objective to verify the position of the children before other different children and the evolution of their thoughts after being developed activities and moments of reflection on the inclusive education. In short, this report allowed us to understand how children think and position themselves over others, when they are encouraged to reflect on difference, diversity, respect and inclusion. Key words: Promotion of inclusive education; Children; Difference; Pre-school education; First cycle of basic educationpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.titleRepresentações das crianças sobre práticas inclusivaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2020-07-23-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202264823pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO ANA CARVALHEIRA 2014125.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.