Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2789
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dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorBarreira, Daniela Filipa Sousa-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:08:23Z-
dc.date.available2019-07-25T11:08:23Z-
dc.date.issued2019-07-22-
dc.date.submitted2019-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2789-
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em EPE e Ensino do 1ºCEB da ESEPF, no decurso do ano letivo 2017-18 e 2018-19. A Aprendizagem Cooperativa (AC) tem sido objeto de muitos estudos que evidenciam essencialmente a vantagem que esta traz para as crianças, sem atribuir especial atenção às suas opiniões. Deste modo, a grande finalidade desta investigação foi percecionar a importância que um grupo de crianças do Jardim de Infância e uma turma de alunos do 1º Ciclo atribuem à AC. Assim, procurou-se identificar os momentos de planificação em que os Educadores de Infância e os Professores contemplam atividades de AC, desenvolver atividades para promover o trabalho cooperativo em sala e percecionar junto dos mais novos vantagens do trabalho cooperativo. Trata-se de uma investigação-ação e insere-se numa metodologia de tipo qualitativa. Como tal, procuramos recolher dados no ambiente natural em que as ações ocorrem, descrever as situações vividas pelas crianças e interpretar os significados que estas lhes atribuem. De acordo com as finalidades desta pesquisa as estratégias de recolha de dados foram a observação participante; a avaliação das atividades realizadas durante a intervenção e o focus group em que os participantes foram o grupo de vinte e seis crianças da sala dos quatro anos do Jardim de Infância, bem como o grupo de vinte e três crianças pertencentes ao 2º ano de escolaridade. A análise dos dados tornou evidente que as atividades cooperativas tiveram grande significado e impacto nas crianças. Todas referiram ter gostado de participar nas atividades cooperativas, salientando-se a entreajuda que existiu nos grupos de trabalho cooperativo, entre outras competências sociais. Após analisados os registos de funcionamento e avaliação dos grupos de trabalho, verificou-se que as crianças demonstram gostar de trabalhar de forma cooperativa e revelaram ter feito aprendizagens, salientando-se a importância de serem ouvidas pelos pares e adultos e de terem protagonismo no processo de ensino-aprendizagempt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.titleAprendizagem Cooperativa vista pelas crianças: um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2021-07-22-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202264165pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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