Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2798
Title: | Relação Escola-Famílias: dar voz às famílias |
Authors: | Silva, Marta Sofia Nunes da |
Orientador: | Neves, Ivone |
Keywords: | Educação pré-escolar Ensino básico Relação escola-família Envolvimento parental |
Issue Date: | 24-Jul-2019 |
Abstract: | A presente investigação realizou-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de
Paula Frassinetti e desenvolveu-se em dois contextos distintos. O primeiro realizou-se
num jardim de infância, junto de um grupo de crianças da sala dos três anos que
envolveu vinte e cinco encarregados de educação e o segundo, numa escola de 1º Ciclo
do Ensino Básico, com vinte alunos do 4º ano de escolaridade e respetivas famílias.
Trata-se de uma investigação-ação em que se procurou avaliar a relação que existe
entre escola-famílias e valorizar o envolvimento parental, efetivando as propostas e
sugestões das famílias. Para tal, recorreu-se a uma metodologia de investigação de tipo
qualitativa tendo sido utilizados como instrumentos metodológicos a observação
participante, o inquérito por questionário aos encarregados de educação em ambos os
contextos e o focus group apenas às famílias do contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Os resultados obtidos evidenciaram que as famílias avaliam positivamente a
relação escola-família no contexto educativo dos seus educandos. As famílias sugeriram
diversas estratégias e dinâmicas de envolvimento parental, sendo algumas delas
concretizadas. Nesse sentido, no jardim de infância efetivaram-se dois encontros de
reflexão/ formação sobre as temáticas “Sono” e “Parentalidade” e no 1º Ciclo do Ensino
Básico duas ações de sensibilização com os temas “Transição do 4º para o 5º ano de
escolaridade” e “Alertas para as TIC” dando-se, assim, resposta às necessidades e
interesses manifestados pelas famílias. Conclui-se neste estudo a importância de dar voz
às famílias, ouvindo assim as suas sugestões de dinâmicas de participação na escola que
favoreçam o envolvimento parental, para além de estreitar a relação escola-famílias que
daí advém This research was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education of the Master in Pre- School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of Paula Frassinetti's School of Education and was developed in two different contexts. The first took place in a kindergarten, next to a group of children in the three-year-old classroom that involved twenty-five parents and the second, in a primary school, with twenty students from the fourth year of schooling and their families. This is an action-research in which we sought to assess the relationship that exists between school-families and to value parental involvement by implementing the families' proposals and suggestions. To this end, a qualitative research methodology was used, using as methodological tools the participant observation, the questionnaire survey to parents in both contexts and the focus group only to families in the context of the 1st cycle of basic education. The results obtained showed that the families positively evaluate the school-family relationship in the educational context of their students. The families suggested various strategies and dynamics of parental involvement, some of which were implemented. In this sense, in Kindergarten there were two reflection/training meetings on the themes "Sleep" and "Parenthood" and in the 1st Cycle of Basic Education two awarenessraising actions with the themes "Transition from the 4th to the 5th year of schooling" and "Alerts for ICT", thus responding to the needs and interests expressed by the families. This study concludes the importance of giving a voice to families, thus listening to their suggestions for dynamics of participation in school that favour parental involvement, in addition to strengthening the school-family relationship that comes from it. Keywords: Families; School; School-Family Relationship; Participation; Involvement. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2798 |
metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relação Escola Famílias - Marta Silva - 2014080.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.