Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2798
Title: Relação Escola-Famílias: dar voz às famílias
Authors: Silva, Marta Sofia Nunes da
Orientador: Neves, Ivone
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico
Relação escola-família
Envolvimento parental
Issue Date: 24-Jul-2019
Abstract: A presente investigação realizou-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e desenvolveu-se em dois contextos distintos. O primeiro realizou-se num jardim de infância, junto de um grupo de crianças da sala dos três anos que envolveu vinte e cinco encarregados de educação e o segundo, numa escola de 1º Ciclo do Ensino Básico, com vinte alunos do 4º ano de escolaridade e respetivas famílias. Trata-se de uma investigação-ação em que se procurou avaliar a relação que existe entre escola-famílias e valorizar o envolvimento parental, efetivando as propostas e sugestões das famílias. Para tal, recorreu-se a uma metodologia de investigação de tipo qualitativa tendo sido utilizados como instrumentos metodológicos a observação participante, o inquérito por questionário aos encarregados de educação em ambos os contextos e o focus group apenas às famílias do contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos evidenciaram que as famílias avaliam positivamente a relação escola-família no contexto educativo dos seus educandos. As famílias sugeriram diversas estratégias e dinâmicas de envolvimento parental, sendo algumas delas concretizadas. Nesse sentido, no jardim de infância efetivaram-se dois encontros de reflexão/ formação sobre as temáticas “Sono” e “Parentalidade” e no 1º Ciclo do Ensino Básico duas ações de sensibilização com os temas “Transição do 4º para o 5º ano de escolaridade” e “Alertas para as TIC” dando-se, assim, resposta às necessidades e interesses manifestados pelas famílias. Conclui-se neste estudo a importância de dar voz às famílias, ouvindo assim as suas sugestões de dinâmicas de participação na escola que favoreçam o envolvimento parental, para além de estreitar a relação escola-famílias que daí advém
This research was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education of the Master in Pre- School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of Paula Frassinetti's School of Education and was developed in two different contexts. The first took place in a kindergarten, next to a group of children in the three-year-old classroom that involved twenty-five parents and the second, in a primary school, with twenty students from the fourth year of schooling and their families. This is an action-research in which we sought to assess the relationship that exists between school-families and to value parental involvement by implementing the families' proposals and suggestions. To this end, a qualitative research methodology was used, using as methodological tools the participant observation, the questionnaire survey to parents in both contexts and the focus group only to families in the context of the 1st cycle of basic education. The results obtained showed that the families positively evaluate the school-family relationship in the educational context of their students. The families suggested various strategies and dynamics of parental involvement, some of which were implemented. In this sense, in Kindergarten there were two reflection/training meetings on the themes "Sleep" and "Parenthood" and in the 1st Cycle of Basic Education two awarenessraising actions with the themes "Transition from the 4th to the 5th year of schooling" and "Alerts for ICT", thus responding to the needs and interests expressed by the families. This study concludes the importance of giving a voice to families, thus listening to their suggestions for dynamics of participation in school that favour parental involvement, in addition to strengthening the school-family relationship that comes from it. Keywords: Families; School; School-Family Relationship; Participation; Involvement.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2798
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relação Escola Famílias - Marta Silva - 2014080.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.