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Title: Diferenciação pedagógica em Matemática: perceção e práticas por alunos, docentes e futuras docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Martins, Paula Daniela Moreira
Orientador: Nogueira, Isabel Cláudia
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico
Diferenciação pedagógica
Matemática
Prática de ensino supervisionado
Issue Date: 26-Jul-2019
Abstract: Com a elaboração deste trabalho de investigação, integrado nas unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretendeu-se identificar conceções e práticas do 1.º Ciclo do Ensino Básico que integrem a utilização de diferenciação pedagógica em Matemática. O presente estudo permitiu identificar as estratégias de diferenciação pedagógica que são utilizadas nessas salas de aula assim como quem são os seus destinatários. Foi possível compreender formas, potencialidades e constrangimentos decorrentes da sua aplicação, por se ter desenvolvido na componente empírica um trabalho de natureza essencialmente descritiva que contou com colaboração de docentes, futuras docentes e atuais alunos do 1.º CEB. A auscultação destes participantes concretizou-se pela aplicação de inquéritos por questionário, aos professores e futuros professores, e constituição de grupos focais com os alunos, aportando por essas vias visões complementares sobre a temática em foco. Como principais conclusões refiram-se uma razoável concordância nos resultados fornecidos pelos diferentes grupos de participantes, essencialmente ao nível concetual e de práticas implementadas, e a deteção de necessidade de maior capacitação dos profissionais da educação que lhes permita uma ação pedagógica verdadeiramente ajustada a cada aluno para a promoção das aprendizagens de todos
With the elaboration of this research work, integrated in the curricular units Supervised Teaching Practice of the Masters’ degree in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Primary Education, we intended to identify conceptions and practices of pedagogical differentiation in the 1st Cycle of Primary Education . The present study allowed to identify the strategies of pedagogical differentiation that are used in those classrooms as well as who are their addressees. It was possible to understand the forms, potentialities and constraints resulting from its application, because it has been developed in the empirical component an essentially descriptive nature aproach, that relied on the collaboration of teachers, future teachers and pupils of the 1st Cycle of Primary Education. The auscultation of these participants was accomplished through the application of surveys by questionnaire, to teachers and future teachers, and the establishment of focal groups with the students, providing these pathways complementary views on the theme in focus. The main conclusions are a reasonable concordance in the results provided by the different groups of participants, mainly at the conceptual level and practices implemented, and the detection of the need for more training of the professionals of the education that allows them a pedagogical action truly adjusted to each student to promote the learning of all. Keywords: Pedagogical Differentiation, Mathematics, 1st Cycle of Primary Education, Supervised Teaching Practice
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2801
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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