Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.contributor.authorRibeiro, Vítor-
dc.contributor.authorLeite, Pedro Simas-
dc.date.accessioned2019-10-23T11:19:14Z-
dc.date.available2019-10-23T11:19:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationQuinta e Costa, M., Ribeiro, V. & Simas Leite, P. (2019). Métodos Fundamentais de Ensino - Ciências. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-54506-0-2pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54506-0-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2824-
dc.description.abstractCom este manual pretende-se que os professores tomem consciência da importância do conhecimento científico na construção da pessoa e da sociedade e organizem o seu pensamento em torno das premissas do método científico, de modo a poderem planear atividades de ensino experimental das ciências, incluindo atividade práticas e experimentais com e sem o controlo de variáveis. Num primeiro tópico é abordado o conceito de literacia científica, justificando-se a pertinência de trabalhar temas das ciências com os alunos. Num segundo momento são esclarecidos os pontos mais importantes na construção do pensamento científico o do modo como pode ser promovido nos alunos. Refere-se e justifica-se, em seguida, a importância do ensino experimental das ciências como promotor da literacia científica, enfatizando-se, neste terceiro capítulo, como o professor pode compreender e desenvolver o ensino experimental das ciências em sala de aula e quais os procedimentos potenciadores das aprendizagens dos alunos. No quarto capítulo abordamos o ensino da geografia, abordando tópicos nas vertentes física e humana, valorizando-se o desenvolvimento do raciocínio espacial na promoção da literacia geográfica. No capítulo seguinte apresentamos um exemplo concreto de um plano para a realização de uma atividade experimental. No quinto capítulo são apresentados exemplos concretos de recursos pedagógicos, incluindo-se modelos e atividades práticas de observação. Por fim, no último capítulo, apresentamos algumas experiências e seu enquadramento teórico, a partir de conteúdos que, num inquérito por questionário aplicado no início da referida formação, os professores escolheram como os mais pertinentes.pt_PT
dc.description.sponsorshipProjeto "Educação de Qualidade para Todos" financiado pelo Banco Mundialpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)pt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino das ciências -- ensino básico (1.º ciclo) -- método experimental -- atividadespt_PT
dc.subjectLiteracia científicapt_PT
dc.subjectEnsino experimental das ciênciaspt_PT
dc.subjectEnsino da geografiapt_PT
dc.titleMétodos Fundamentais de Ensino - Ciênciaspt_PT
dc.typebookpt_PT
Appears in Collections:Manuais do Projeto de formação Educação de Qualidade para Todos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIENCIAS_final_repositorio.pdf3.6 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.