Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2836
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dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.authorAlves, Diana Fernandes-
dc.date.accessioned2019-11-05T15:54:16Z-
dc.date.available2019-11-05T15:54:16Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.date.submitted2019-10-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2836-
dc.description.abstractA identidade é um conceito que é trabalhado de acordo com as OCEPE, na Área de Formação Pessoal e Social, no entanto, esta é uma área transversal pois tem intencionalidade e conteúdos próprios, mas está presente em todo o processo educativo e o trabalho elaborado noutras áreas e domínios contribui de forma significativa para esta área. No entanto, na prática este conceito é utilizado de forma quase invisível e como tal o presente relatório teve como temática a educação artística para a construção da identidade. Este estudo teve como objetivo principal aferir de que forma as artes visuais desenvolvem a construção da identidade na criança e como esta é utilizada pelas docentes. De forma a apoiar esta prática o presente relatório foi dividido duas partes uma parte de revisão bibliográfica e outra parte relativa à componente empírica. Relativamente ao tipo de investigação utilizada aqui neste relatório é a metodologia qualitativa de caráter descritivo. Esta metodologia foi utilizada em dois contextos educacionais: o primeiro privado com crianças da sala dos cinco anos, e o segundo numa instituição Particular de Solidariedade Social com crianças de dois anos de idade. Assim sendo, os resultados obtidos permitiram perceber que os educadores consideram que as artes são um aliado na sua prática, pois permite que a criança seja livre e se expresse. No entanto, cabe ao educador potencializar essas experiencias para que a criança tenha voz e que se identifique com o que está a realizar, pois o educador é o espelho das crianças e é ele que deve fornecer elementos cruciais para a construção da identidade. Quanto ao nível da ação educativa houve preocupação em planificar atividades que vão ao encontro dos interesses das crianças e também proporcionar experiencias diversificas pelas Artes Visuais de forma a que os docentes entendam que este conceito é transversal e que o mesmo possibilita serem trabalhados diversos conceitos, sendo que a identidade é o que faz de uma pessoa única e como tal as artes permitem que a criança tenha voz, seja criativa, autónoma e que lhe permita exprimir. Assim sendo, de acordo com os resultados obtidos neste relatório foi possível verificar que as crianças demonstram entusiamo e empenho nas atividades realizadas, sendo que estas lhes davam liberdade de demonstrar o seu “eu”. Em suma concluiu-se então que a identidade é um conceito que é possível ser trabalho através das Artes Visuais, pois é onde a criança se demonstra mais predisposta a mostrar o quem é.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArtes Visuais - Identidade da criançapt_PT
dc.titleA educação artística para a construção da identidadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202295435pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

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