Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Rosa-
dc.contributor.authorCunha, Sandra Isabel Oliveira Reis e-
dc.date.accessioned2019-11-19T17:24:43Z-
dc.date.available2019-11-19T17:24:43Z-
dc.date.issued2019-11-11-
dc.date.submitted2019-10-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2839-
dc.description.abstractNos últimos anos temos vindo a verificar que o tema da inclusão é referenciado em vários domínios, académicos, sociais, profissionais e culturais. Na escola tornou-se um dos objetivos primordiais e uma das mais recentes medidas adotadas é a aglutinação das Unidades de Apoio Especializado para a educação de Alunos com Multideficiência pelos Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA). Pretende-se com esta mudança a reformulação para uma escola mais inclusiva, onde todas as crianças possam aprender juntas, e onde se valorize a diversidade. Neste trabalho pretendemos analisar os contextos inclusivos nas escolas e compreender, se possível algumas das barreiras que impedem a inclusão dos alunos com Multideficiência. Utilizaremos a metodologia quantitativa, a partir de amostras obtidas por inquérito aplicados aos professores de Educação Especial (EE), e aos professores da turma do ensino regular onde estas crianças estão inseridas. Foram inquiridos 30 professores de escolas diversas no Porto, e perante os dados que recolhemos na parte empírica deste trabalho, podemos inferir que a inclusão nas escolas vai-se processando de forma lenta, seja porque existe legislação recente, seja porque nem sempre existem os meios suficientes e adequados para poder fazer face à diversidade existente nas escolas, seja ainda porque as atitudes de alguns professores oferecem ainda alguma resistência à mudança de paradigma para uma escola mais inclusiva e democratizada, por estarem muito habituados à escola homogeneizada onde se ensina a todos como se fossem um só.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectMultideficiênciapt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.subjectCentros de Apoio à Aprendizagem (CAA)pt_PT
dc.titleContextos inclusivos na escola para alunos com multideficiênciapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especialpt_PT
dc.identifier.tid202304264pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia 2016.19.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.