Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSerra, Helena-
dc.contributor.authorMonteiro, Sofia Oliveira Seabra-
dc.date.accessioned2019-12-05T11:39:51Z-
dc.date.available2019-12-05T11:39:51Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.date.submitted2019-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2843-
dc.description.abstractA ideia da importância do desenvolvimento emocional na aprendizagem foi o que deu vida a este projeto, essencialmente crianças com Perturbações de Aprendizagem Específicas (PAE). No presente projeto de investigação pretendeu-se estudar se os professores promovem o adequado desenvolvimento emocional dos alunos, nomeadamente, os que se caracterizam por manifestarem PAE. Nas últimas décadas, o estudo das emoções tem-se intensificado por profissionais das diversas áreas do conhecimento científico, configurando-se como um fator relevante para o processo de desenvolvimento humano. Desta forma, o estudo das emoções, junto dos professores, reveste-se de importância para a aquisição de conhecimento, procurando evidenciar que as relações emocionais existentes entre professor e aluno e as práticas de ensino também incentivam o bom desenvolvimento emocional. Pretendeu-se contribuir com esta investigação, para aprofundar estudos sobre a temática e compreender também, se os professores identificam e compreendem as PAE e qual a sua abordagem, em aula, a favor nível do bom desenvolvimento emocional das crianças. A abordagem teórica debruça-se sobre os temas essenciais nomeadamente, Perturbações de Aprendizagem Específicas, Emoções e Desenvolvimento Emocional nas crianças. O modelo de investigação considera-se de natureza qualitativa. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de duas entrevistas semi-diretivas semelhantes, a oito professores, quatro professores de Ensino Regular e quatro Professores de Ensino Especial, focando-se no 1º ciclo. De modo geral, os resultados do estudo revelam as adaptações e estratégias de ensino com crianças com PAE, bem como as abordagens adotadas em aula pelos professores para efeitos do bom desenvolvimento emocional, levando-nos a perceber que os professores entendem a importância das emoções para a aprendizagem e cada vez mais adotam uma atitude inclusiva e positiva no ambiente de aula.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerturbações de Aprendizagem Específica (PAE)pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Emocionalpt_PT
dc.titlePerturbações de aprendizagem específicas e desenvolvimento emocional – o professor como facilitadorpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especialpt_PT
dc.identifier.tid202322270pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Educação Especial



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.