Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2867
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dc.contributor.advisorSarmento, Manuel Jacinto-
dc.contributor.advisorChristensen, Pia-
dc.contributor.authorTrevisan, Gabriela-
dc.date.accessioned2020-02-18T16:54:42Z-
dc.date.available2020-02-18T16:54:42Z-
dc.date.issued2014-09-24-
dc.date.submitted2014-03-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2867-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Estudos da Criança, Especialidade em Sociologia da Infância, apresentada à Universidade do Minhopt_PT
dc.description.abstractA presente tese constitui uma análise sociológica da participação de crianças e jovens em contextos públicos de codecisão, mobilizada a partir das discussões atuais sobre a cidadania das crianças no quadro da Sociologia da Infância. Parte da consideração sobre as alterações paradigmáticas no conceito de cidadania que discutem as suas redefinições à luz de novas dimensões que ultrapassam os seus elementos mais tradicionais, como direitos/deveres, território, nacionalidade, responsabilidade, para as reposicionar nas dinâmicas de inclusão e exclusão de um estatuto pleno de cidadania, a par com a adoção de novas perspetivas sobre a Infância. Introduz-se, aqui, a possibilidade teórica da cidadania infantil. Os elementos de pertença, de direitos e de participaçãodas crianças no espaço público serão fulcrais, atendendo-se à natureza situada, multidimensional e ambígua das oportunidades que para esse efeito são criadas. A cidadania infantil analisa-se a partir da perspetiva de complexidade e hibridismo dos fenómenos sociais, atendendo-se às múltiplas especificidades que se colocam tratando-se de crianças, observando-se os limites e constrangimentos a um estatuto que pode ser visto a partir de uma lógica de “ambiguidade estatutária”. Esta tese pretende, por isso, englobar análises contemporâneas no quadro da cidadania e da participação política, “ousando” a consideração das crianças como elementos ativos e participativos dos contextos de vida no espaço público. A escola e a cidade, enquanto elementos estruturantes de oportunidades de vida e de participação em processos de envolvimento e de participação política de crianças e jovens, são o seu foco central. A partir de diferentes atividades de investigação realizadas com as crianças nesses contextos um conjunto de linhas de discussão poderão traçar-se, nomeadamente as que possam desconstruir ideias mais ou menos “romantizadas” sobre a sua participação, sobre o modo como os adultos a entendem e proporcionam essas mesmas oportunidades e, no limite, sobre o lugar que ocupam na sociedade vista de modo mais abrangente. A partir de metodologias de caráter qualitativo e adotando uma perspetiva interpretativa e de orientação etnográfica, e em dois contextos de investigação – a cidade de Aveiro e o projeto das Cidades Amigas das crianças e uma EB 1º ciclo situada no Norte do País – delimitaram-se episódios e narrativas de investigação com crianças e jovens sobre a sua participação nos dois espaços. A partir destes episódios e narrativas, é possível compreender os modos pelos quais as crianças são envolvidas em processos de codecisão e de que modo estes são construídos, as suas perceções sobre os impactos e limitações e sobre os modos como desejariam que esta acontecesse. A partir dos dados de pesquisa, é possível considerar que a cidadania infantil se produz num estatuto ambíguo, fragmentário e fortemente dependente de condições estruturais que com elas são ou não criados de modo a favorecê-la e/ou constrangê-lapt_PT
dc.description.sponsorshipFundação Ciência e Tecnologia (FCT), pelo financiamento desta tesept_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationFundação Ciência e Tecnologia (FCT)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCidadania infantilpt_PT
dc.subjectSociologia da infânciapt_PT
dc.subjectParticipação políticapt_PT
dc.title“Somos as pessoas que temos de escolher, não são as outras pessoas que escolhem por nós.” Infância e cenários de participação pública: uma análise sociológica dos modos de codecisão das crianças na escola e na cidadept_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de doutoramento em Estudos da Criança (ramo de conhecimento em Sociologia da Infância)pt_PT
dc.identifier.tid101451130pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
dc.subject.fosCiências Sociaispt_PT
Appears in Collections:Teses de Doutoramento

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