Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2875
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Brigite | - |
dc.contributor.author | Morais, Catarina Silva Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T07:52:44Z | - |
dc.date.available | 2020-06-04T07:52:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2875 | - |
dc.description.abstract | Este relatório tem como temática o desenvolvimento da oralidade no jardim de infância, com vista à promoção da cidadania. A investigação partiu das vivências experienciadas, numa instituição onde foi realizado o estágio de intervenção, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como é que as crianças interagem verbalmente tanto em pequeno como em grande grupo, na faixa etária dos quatro anos e interpretar as conceções e a prática desenvolvida pela educadora cooperante sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias no desenvolvimento da competência oral deste grupo de crianças. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa, baseada na abordagem da investigação-ação, isto porque consideramos a metodologia que melhor se enquadra na área da educação, nomeadamente com o tema em questão. Assim, foi realizada a análise de um estudo de caso numa sala de quatro anos de um jardim de infância da cidade do Porto. Neste estudo podemos inferir que o desenvolvimento de reflexões em grande grupo proporciona não só um maior enriquecimento vocabular das crianças, como também um elevado poder de argumentação. Também inferimos que o papel da educadora como mediadora nos momentos de discussão/reflexão em grande grupo é fundamental no desenvolvimento da linguagem oral da criança. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem oral da criança | pt_PT |
dc.title | As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202484076 | pt_PT |
dc.subject.fos | Ciências da Educação | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Investigação.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.