Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorMorais, Catarina Silva Carvalho-
dc.date.accessioned2020-06-04T07:52:44Z-
dc.date.available2020-06-04T07:52:44Z-
dc.date.issued2020-05-19-
dc.date.submitted2020-02-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2875-
dc.description.abstractEste relatório tem como temática o desenvolvimento da oralidade no jardim de infância, com vista à promoção da cidadania. A investigação partiu das vivências experienciadas, numa instituição onde foi realizado o estágio de intervenção, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como é que as crianças interagem verbalmente tanto em pequeno como em grande grupo, na faixa etária dos quatro anos e interpretar as conceções e a prática desenvolvida pela educadora cooperante sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias no desenvolvimento da competência oral deste grupo de crianças. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa, baseada na abordagem da investigação-ação, isto porque consideramos a metodologia que melhor se enquadra na área da educação, nomeadamente com o tema em questão. Assim, foi realizada a análise de um estudo de caso numa sala de quatro anos de um jardim de infância da cidade do Porto. Neste estudo podemos inferir que o desenvolvimento de reflexões em grande grupo proporciona não só um maior enriquecimento vocabular das crianças, como também um elevado poder de argumentação. Também inferimos que o papel da educadora como mediadora nos momentos de discussão/reflexão em grande grupo é fundamental no desenvolvimento da linguagem oral da criança.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da linguagem oral da criançapt_PT
dc.titleAs potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202484076pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Investigação.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.