Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2877
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ana Luísa | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Marta Antonieta da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-05T10:38:03Z | - |
dc.date.available | 2020-06-05T10:38:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2877 | - |
dc.description.abstract | Este tema surgiu da necessidade de investigar mais sobre a importância que a Hora do Conto tem na vida das crianças e, em que medida é que esta contribui para o desenvolvimento das competências linguísticas no âmbito da Educação Pré-escolar. As competências linguísticas em contexto pré-escolar permitem às crianças uma maior facilidade na aprendizagem de novas áreas quando estes entram no primeiro ciclo do ensino básico e, a Hora do Conto, juntamente com o trabalho do Educador, potencia, certamente, esse desenvolvimento. No entanto, para podermos dinamizar a Hora do Conto, é importante saber qual a verdadeira função que um contador de histórias desempenha na pessoa do Educador de Infância, e qual o seu contributo na leitura de uma história porque, ler um conto é muito mais do que pegar num livro e ler as folhas que o constituem, é encarar as várias personagens que dele fazem parte, é ser capaz de transmitir verdadeiramente as emoções e, compreender a mensagem que está por detrás daquele texto, é sentir o que se está a ler e conseguir transmitir ao grupo que está à sua frente. Este relatório de investigação, para além de querer comprovar a importância que a Hora do Conto tem no desenvolvimento das competências linguísticas, também permite ao Educador, perceber qual o seu papel como contador de histórias e promotor da evolução linguística. Palavras-Chave: Hora do Conto, competências linguísticas, consciência linguística, Educador. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Competências linguísticas | pt_PT |
dc.subject | Hora do conto | pt_PT |
dc.subject | Consciência linguística | pt_PT |
dc.title | A hora do conto e o desenvolvimento das competências linguísticas na educação pré-escolar: Que relação? | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202484017 | pt_PT |
dc.subject.fos | Ciências da Educação | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de investigação_A Hora do Conto e o desenvolvimento das competências linguísticas na Educação Pré-Escolar_Que relação.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.