Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2889
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pequito, Paula | - |
dc.contributor.author | Pinto, Marta Maria de Oliveira Coelho e Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T10:05:03Z | - |
dc.date.available | 2020-06-18T10:05:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-19 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2889 | - |
dc.description.abstract | O estudo apresentado foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar intitulado “A Importância do Brincar na Aprendizagem na Educação PréEscolar”. A investigação foi desenvolvida em dois contextos, no contexto de Educação PréEscolar com um grupo de crianças da faixa etária dos cinco anos e no contexto de Creche com um grupo de dois anos. Estas instituições situavam-se no distrito do Porto. Este estudo teve a participação no total de trinta e cinco crianças, de duas educadoras do contexto Pré-Escolar e duas educadoras da valência de Creche. O brincar é uma atividade natural e importante para a criança pois ajuda no seu crescimento e desenvolvimento. Através do brincar a criança é capaz de fomentar e desenvolver a autonomia, o pensamento, a curiosidade, a linguagem e as competências sociais que serão excelentes ferramentas aquando da interação com os seus pares. Nesta investigação, a metodologia que esteve presente foi a qualitativa, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a observação (nos dois contextos), um estudo de caso e entrevista. Todos os instrumentos utilizados foram bastante importantes, pois através destes foi possível perceber como podemos conciliar a atividade lúdica com os interesses da criança. Concluindo, os objetivos propostos foram alcançados, pois foi possível entender e registar como as crianças brincam e o impacto desta atividade no seu desenvolvimento cognitivo e social. Palavras-chave: Brincar; Aprendizagem; Desenvolvimento; Competências | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.title | A importância do brincar na aprendizagem na educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202485153 | pt_PT |
dc.subject.fos | Ciências da Educação | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Investigação Marta Ramos Pinto 2014015.pdf | 8.21 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.