Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2899
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Gil Vieira-
dc.date.accessioned2020-07-14T10:58:47Z-
dc.date.available2020-07-14T10:58:47Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.date.submitted2020-06-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2899-
dc.description.abstractAo longo de décadas, a criatividade tem vindo a ser objeto de estudo por vários autores, surgindo uma multiplicidade de conceitos associados a este tema. O pilar do presente estudo assenta na observação do papel das artes visuais como ferramenta para o desenvolvimento da criatividade, assim como perceber os benefícios que a criatividade desenvolvida desde a infância pode trazer na vida futura das crianças. Atualmente somos confrontados diariamente com novos desafios, potenciando a necessidade de repensar a educação, no sentido de formar alunos mais criativos, capazes de lidar com as inúmeras mudanças que caracterizam a evolução da sociedade. Para proceder a essa análise delineamos como objetivos principais: perceber de que forma as artes visuais podem promover o desenvolvimento da criatividade, compreender como as artes visuais e a criatividade se articulam no desenvolvimento infantil, compreender de que forma o educador tem influência no desenvolvimento da criatividade e por fim compreender a influência da criatividade no futuro das crianças. Logo, esta investigação de cariz qualitativo, com os dados recolhidos através dum conjunto de entrevistas dirigidas a educadoras de infância e dum segundo conjunto dirigido a pais de crianças que frequentam o pré-escolar tem como objetivo responder à seguinte questão: De que forma a criatividade e as artes visuais promovem o desenvolvimento infantil? Em síntese, as conclusões do estudo revelam que a criatividade é uma competência essencial no futuro das crianças e que as Artes Visuais apresentam vantagens significativas no desenvolvimento desta competência.pt_PT
dc.description.abstractOver decades, creativity has been the subject of study for many authors, who developed a multiplicity of concepts concerning this theme. This study is based on the belief that visual arts have a significant impact in the development of creativity and has the purpose of understanding the benefits that developing creativity in an early age could bring to an infant's future life. Nowadays we are daily confronted with multiple challenges, which increases the need to rethink children's education, with the purpose of shaping creative minds capable of dealing with the immense changes of modern society. With this purpose we focused the study on some main goals, such as: understanding in what way visual arts can help developing ones creativity, comprehending how visual arts and creativity can articulate themselves in a way that promotes the child development, realizing if the educator has any influence in the development of students creativity and, finally, apprehend the influence of creativity on children's future. Therefore, this qualitative research was made using the data collected in a group of interviews done firstly to kindergarten teachers and secondly to parents of children enrolled in preschool, with the purpose of giving an answer to the following question: In what way creativity and visual arts promote children's development? In conclusion, we observed in this study that creativity is an essential ability for children's future and that Visual Arts are a real advantage in the development of that skill. Keywords: Creativity, Visual Arts, Preschool, Child Development.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt_PT
dc.subjectArtes visuaispt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.titleCriatividade e as Artes Visuais no Desenvolvimento Infantilpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202500314pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.