Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Raquel Almeida Santos Macedo-
dc.date.accessioned2020-07-30T10:17:58Z-
dc.date.available2020-07-30T10:17:58Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.date.submitted2020-07-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2915-
dc.description.abstractO mundo atual encontra-se em constante mudança e o ensino não é exceção. Assim, a prática na docência torna-se, cada vez mais, uma tarefa complexa e exigente. O professor é desafiado, todos os dias, a olhar para os seus alunos individualmente e a dar resposta às suas necessidades e potencialidades. Contudo, não existe uma fórmula mágica que colmate as exigências propostas pelos mesmos. Existem, porém, estratégias motivadoras, atividades que despoletam o gosto para a aprendizagem, bem como desafios que estimulam os alunos a criar, questionar, imaginar, refletir e aprender. Estes fatores, para além de imprescindíveis de serem aplicados e trabalhados, são o motor que guiará os alunos ao sucesso. Este percurso investigativo tem como finalidade verificar e investigar as estratégias e atividades pedagógicas promotoras de uma educação personalizada, que despoletam uma aprendizagem mais eficaz e atrativa no 1º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram confirmados diversos desafios à atividade docente. Toda a intervenção educativa foi assente em princípios, valores e estratégias que proporcionaram uma aprendizagem personalizada e adaptada ao contexto, turma e alunos do 1.º ano de escolaridade. Deste modo, apresentar-se-á uma seleção de atividades realizadas com a turma onde foi realizada a prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como sugestões de atividades a realizar. Esta seleção é acompanhada dos diferentes olhares dos intervenientes: os alunos, a professora orientadora cooperante e a professora supervisora.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ano)pt_PT
dc.subjectSucesso educativopt_PT
dc.subjectEducação personalizadapt_PT
dc.subjectMotivação para a aprendizagempt_PT
dc.subjectEstratégias neurodidáticaspt_PT
dc.titleEstratégias pedagógicas em 1º ciclo do ensino básico promotoras de uma educação personalizadapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202505111pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório_Final - Raquel Albuquerque. 2.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.