Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2917
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPequito, Paula-
dc.contributor.authorAguiar, Ana Ribeiro dos Santos Pinheiro de-
dc.date.accessioned2020-07-30T10:36:42Z-
dc.date.available2020-07-30T10:36:42Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.date.submitted2020-07-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2917-
dc.description.abstractEste relatório de investigação tem como tema “O impacto do Jogo de regras na aprendizagem e na motivação do 1.º Ciclo do Ensino Básico” e apresenta como principais objetivos compreender como é que a realização de jogos de regras pode influenciar a aprendizagem e a motivação dos alunos e em que medida este tipo de jogo pode proporcionar um maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º CEB. No decorrer desta investigação é possível encontrar referências alusivas ao conceito e tipos de jogos dando ênfase ao jogo de regras, à aprendizagem e à motivação. O esclarecimento destes conceitos essenciais permite a compreensão de todo o processo de investigação e da análise e interpretação dos resultados obtidos. No que toca às opções metodológicas, esta investigação contempla um estudo de caso baseado na observação direta de uma turma de 1.º CEB onde é desenvolvida uma análise comparativa entre a realização de jogos de regras e de atividades dinamizadas pela estagiária na sala de aula. Os resultados obtidos através desta investigação comprovam que a utilização do jogo de regas provoca um impacto deveras positivo tanto na aprendizagem como na motivação dos alunos. Este tipo de jogo influencia positivamente a aprendizagem tornando-a mais ativa e significativa para os alunos e promove o desenvolvimento da motivação intrínseca e extrínseca. O jogo de regras proporciona também um maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de competências como a autonomia, a capacidade comunicativa, interajuda, o trabalho cooperativo e a concentração.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectMotivação para a aprendizagempt_PT
dc.subjectAprendizagem através do jogopt_PT
dc.titleO impacto do jogo de regras na aprendizagem e na motivação do 1º CEBpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202505090pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Impacto do Jogo de Regras na Aprendizagem e na Motivaçao dos alunos do 1.º CEB.pdf997.4 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.