Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2917
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pequito, Paula | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Ana Ribeiro dos Santos Pinheiro de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-30T10:36:42Z | - |
dc.date.available | 2020-07-30T10:36:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-27 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2917 | - |
dc.description.abstract | Este relatório de investigação tem como tema “O impacto do Jogo de regras na aprendizagem e na motivação do 1.º Ciclo do Ensino Básico” e apresenta como principais objetivos compreender como é que a realização de jogos de regras pode influenciar a aprendizagem e a motivação dos alunos e em que medida este tipo de jogo pode proporcionar um maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º CEB. No decorrer desta investigação é possível encontrar referências alusivas ao conceito e tipos de jogos dando ênfase ao jogo de regras, à aprendizagem e à motivação. O esclarecimento destes conceitos essenciais permite a compreensão de todo o processo de investigação e da análise e interpretação dos resultados obtidos. No que toca às opções metodológicas, esta investigação contempla um estudo de caso baseado na observação direta de uma turma de 1.º CEB onde é desenvolvida uma análise comparativa entre a realização de jogos de regras e de atividades dinamizadas pela estagiária na sala de aula. Os resultados obtidos através desta investigação comprovam que a utilização do jogo de regas provoca um impacto deveras positivo tanto na aprendizagem como na motivação dos alunos. Este tipo de jogo influencia positivamente a aprendizagem tornando-a mais ativa e significativa para os alunos e promove o desenvolvimento da motivação intrínseca e extrínseca. O jogo de regras proporciona também um maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de competências como a autonomia, a capacidade comunicativa, interajuda, o trabalho cooperativo e a concentração. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico (1º ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Motivação para a aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem através do jogo | pt_PT |
dc.title | O impacto do jogo de regras na aprendizagem e na motivação do 1º CEB | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202505090 | pt_PT |
dc.subject.fos | Ciências da Educação | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Impacto do Jogo de Regras na Aprendizagem e na Motivaçao dos alunos do 1.º CEB.pdf | 997.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.