Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Júlio-
dc.contributor.authorÓrfão, Maria Francisca de Jesus Barros-
dc.date.accessioned2020-07-31T11:48:39Z-
dc.date.available2020-07-31T11:48:39Z-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.date.submitted2020-06-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2921-
dc.description.abstractdecorrer do estágio, começaram a surgir dúvidas de como intervir com crianças com Necessidades Educativas (NE) numa sala de Jardim de Infância. Tornou-se necessário constatar se os adultos responsáveis por determinado grupo têm alguma formação para lidar com esses tipos de casos de Necessidades Educativas. Neste contexto, será fundamental identificar e avaliar os problemas que existem para a inclusão dessas crianças e quais as estratégias que se podem utilizar em diferentes contextos, de maneira a evitar qualquer discriminação. A justiça social, em termos de igualdade de oportunidades e de resultados, propõe como objetivo “garantir que nenhum indivíduo ou grupo social tenha menos oportunidades de se beneficiar da provisão educacional”. A injustiça social é frequentemente experimentada por grupos sociais como um efeito de discriminação. Neste sentido, os educadores deverão prestar atenção ao amplo leque de situações em que ocorre essa discriminação. Os métodos de prevenção serão de uma importância fundamental para os educadores, que terão de ser os verdadeiros portadores de justiça social. Os educadores, terão de agir de forma reflexiva, evitando avaliar precipitadamente a sua própria ação e ter consciência das suas intervenções junto das crianças e dos respetivos cuidadores. Em consonância com esta constatação e, de acordo com o artigo 1 do decreto-lei 3/2008, as escolas devem estabelecer “os princípios e as normas que garantam a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades, de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação na aprendizagem, na cultura escolar e na comunidade educativa”. Para que tal aconteça, o educador precisa de aplicar diferentes estratégias que possibilitem essa inclusão de crianças com Necessidades Educativas no grupo e na respetiva instituição. Analisando as estratégias propostas pelos profissionais de educação inquiridos, compreendemos como estes profissionais procederam à inclusão da criança com Necessidades Educativas em contexto Pré-Escolar. Com base nesta pesquisa efetuada, elaboramos um guião onde estão apresentadas as estratégias utilizadas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiais (NEE)pt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.titleAs estratégias da educadora de infância e a inclusão na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202505812pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.