Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2947
Title: Geografia na Infância
Authors: Teixeira, Cláudia Filipa Oliveira
Orientador: Ribeiro, Vitor
Keywords: Educação pré-escolar
Geografia
Issue Date: 12-Dec-2020
Abstract: Na sociedade atual a Geografia e as crianças têm uma característica marcada pela necessidade do questionamento em resultado das suas curiosidades acerca do mundo em que vivemos. Porém, nem sempre estas características são transformadas em conhecimentos. Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação assumem, desde as idades de pré-escolar, um papel muito relevante no aprofundar dos conhecimentos acerca da Terra e do seu funcionamento. Deste modo, é necessário articular a interdisciplinaridade como meio de desenvolver aprendizagens significativas para as crianças, preferencialmente de uma forma lúdica. A Geografia é uma ciência que procura compreender a relação entre o Homem e o Meio e da inter-relação entre eles, valorizando o espaço, o meio e o ambiente. Neste contexto, em termos de educação, a Geografia da infância é uma área que procura refletir sobre o papel da Geografia nas primeiras idades. Apesar de se reconhecer que as primeiras idades são fundamentais para alicerçar os conhecimentos acerca do meio em que vivemos denota-se, ainda, poucos estudos de carácter mais empírico em torno da Geografia na Infância. Este facto é mais notório quando olhamos para o panorama científico em Portugal. Por este facto, pretendemos com esta dissertação dar alguns contributos a esta área emergente e fundamental para a formação de cidadãos mais informados, competentes e dotadas de ferramentas que melhor lhe permitam interagir no espaço.
In today's society Geography, children have a characteristic marked by the need for questioning as a result of their curiosities about the world in which we live. However, these characteristics are not always transformed into knowledge. Currently, Information and Communication Technologies assume, since pre-school age, a very relevant role in deepening knowledge about the Earth and its functioning. Thus, it is necessary to articulate interdisciplinarity as a means of developing meaningful learning for children, preferably in a playful way. Geography is a science that seeks to understand the relationship between man and the environment and the interrelationship between them, valuing space, the environment and the environment. In this context, in terms of education, the geography of childhood is an area that seeks to reflect on the role of geography in the early ages. Although it is recognized that the first ages are fundamental to support the knowledge about the environment in which we live, there are still few studies of a more empirical character surrounding Geography in Childhood. This fact is more evident when we look at the scientific panorama in Portugal. For this reason, we intend with this dissertation to make some contributions to this emerging and fundamental area for the formation of more informed, competent citizens and equipped with tools that better allow them to interact in space. Key-words: Pre-school Education, Geography, Children´s Geography
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2947
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.