Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana-
dc.contributor.authorMachado, Cláudia Sofia Henriques-
dc.date.accessioned2020-12-28T11:50:06Z-
dc.date.available2020-12-28T11:50:06Z-
dc.date.issued2020-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2948-
dc.description.abstractO objetivo deste projeto é identificar quais as características do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) que se podem encontrar atualmente nas práticas pedagógicas dos Educadores de Infância na educação pré-escolar. Para recolha de informação relativa à utilização do DUA na educação pré-escolar procedeu-se ao envio de 50 inquéritos por questionário, dos quais foram recebidos 30, e realizaram-se 2 entrevistas a Educadores de Infância. Os principais resultados do estudo demonstram que os Educadores de Infância atribuem importância ao DUA e consideram-no essencial na sua prática pedagógica, contudo, existe uma elevada percentagem que o desconhece e não aplica no dia-a-dia da sua prática pedagógica. Após os resultados dos inquéritos e entrevistas efetuadas e de modo a proporcionar ferramentas para que o educador possa implementar o DUA na Educação pré-escolar, apresentam-se alguns exemplos de atividades baseadas nos princípios do DUA.pt_PT
dc.description.abstractThe main goal of this project is to identify which characteristics of the Universal Design for Learning (UDL) can be found in the current pedagogical practices adopted by the Teachers in their Kindergarten Education. In order to gather information related with the usage of UDL in the Kindergarten Education 50 inquiries sent, from which 30 were received, as well as 2 interviews to Kindergarten Teachers. The main results of the study show that the Kindergarten Teachers value the importance of the UDL and consider it to have a major impact to their pedagogical practices. Nevertheless, there is a high percentage that does not know about it and does not apply it in their day-to-day pedagogical practice. After the inquiry results and interviews conducted and in order to give some tools so that the Teacher can implement UDL in their Kindergarten education, some examples of activities based on the principles of UDL are shown. Keywords: universality, equity, pedagogical practice.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.titleDesenho universal para a aprendizagem: implementação na educação pré-escolarpt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
projeto_claudiamachado2020.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.