Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAfonso, Carlos-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Eduardo Rodrigues da-
dc.date.accessioned2020-12-31T09:24:00Z-
dc.date.available2020-12-31T09:24:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2954-
dc.description.abstractA escola é, muitas vezes, palco de comportamentos agressivos e violentos entre os alunos, colocando em causa a sua própria missão educativa e inclusiva. Neste sentido, os alunos com Necessidades Educativas apresentam-se como potenciais vítimas de episódios de bullying, dadas as suas vulnerabilidades e as suas características individuais, sejam elas físicas ou cognitivas, tornando-se destes episódios podem escapar da vista dos professores e dos auxiliares da ação educativa se não existir uma consciência informada e um estado de alerta constante e operante. Assim o nosso propósito passou por analisar este assunto a partir da perspetiva dos alunos (nas vertentes da vítima e do agressor) e na perspetiva dos seus professores, alcançando dados acerca da incidência destes episódios de violência entre os alunos, assim como os locais onde ocorrem, dentro do recinto escolar. Procuramos ainda entender, junto dos professores inquiridos, se estes consideram os alunos com Necessidades Educativas um grupo de risco diante do estigma e da violência, entre pares. Por fim, tentamos entender de que forma os professores desenvolvem estratégias/atividades de prevenção e/ou remediação relativamente à problemática em estudo. Por fim, o estudo concluiu que a maioria dos professores inquiridos são da opinião que os alunos com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Défice Cognitivo e Dificuldades de Aprendizagem são os que mais se envolvem em episódios de bullying (como vítimas e como agressores), sendo o local privilegiado destes episódios o recreio e os corredores da escola. Mais de metade da amostra realiza atividades/estratégias de prevenção e/ou remediação com os seus alunos acerca do bullying.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectViolência entre pares - bullyingpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativaspt_PT
dc.titleViolência e estigma dos alunos com necessidades educativas nas escolas portuguesaspt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sem_carlos eduardo rodrigues silva.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.