Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorDias, Inês Margarida Saraiva-
dc.date.accessioned2021-04-26T13:28:48Z-
dc.date.available2021-04-26T13:28:48Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.date.submitted2021-03-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2967-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Creche, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e parte da seguinte pergunta: de que modo podemos conhecer a criança através das suas brincadeiras? Para a realização deste estudo, utilizamos a metodologia qualitativa, recolhendo, analisando e apresentando os dados obtidos. Deste modo, as técnicas e instrumentos de recolha de dados apoiaram-se na sustentação dos objetivos estabelecidos. Para obter um relatório coerente, optou-se pela análise documental assim como por diferentes tipos de observação e registo, entrevista a três educadoras e algumas questões relativas à preferência das crianças no que respeita às suas brincadeiras. Através da observação e registos efetuados, das entrevistas às educadoras e da análise das preferências das crianças quanto às brincadeiras preferidas, é possível conhecer a criança a vários níveis nomeadamente os seus dilemas, emoções, sentimentos e personalidade. Como Silva e Sarmento (2017) afirmam, “a criança utiliza as suas habilidades criativas e decide o que é para ela a realidade; transforma-a e adapta-a aos seus desejos. Brincar é também uma forma de a criança expressar os seus sentimentos.” (p. 41). No que toca à análise das entrevistas, salienta-se que as educadoras inquiridas consideram que o ato de brincar é de extrema importância e que contribui para um conhecimento mais abrangente da criança, dos seus interesses, competências, da sua cultura. Este estudo vem ainda reiterar que o brincar no contexto da creche é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança e que representa também uma possibilidade de o educador conhecer a criança, sendo as brincadeiras um espelho da forma como a criança vê o mundo que a rodeia.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infância - crechept_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.titleConhecer e descobrir a criança através das suas brincadeiras: Um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202706885pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Versão Final - Inês Dias.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.