Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinheiro, Ana Cristina-
dc.contributor.authorSoares, Liliana Pinto-
dc.date.accessioned2021-04-26T13:39:47Z-
dc.date.available2021-04-26T13:39:47Z-
dc.date.issued2021-04-08-
dc.date.submitted2021-03-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2968-
dc.description.abstractA presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como título: “As crianças é que sabem construir jogos”. Este estudo foi desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de vinte e cinco crianças, da faixa etária dos quatro anos de idade e uma educadora. No decorrer deste trabalho, pretendemos compreender de que forma as crianças, através do brincar e da exploração de um brinquedo programável, conseguem potenciar diferentes competências que lhes permitem desenvolver-se autonomamente no seu processo de ensino e aprendizagem. Ao brincar, além da criança desenvolver habilidades cognitivas, desenvolve também competências socias, visto que ao relacionar-se com os outros constrói a sua cidadania. O brincar é uma ação espontânea da vida da criança. Na prática educativa foram desenvolvidos processos metodológicos baseados numa estratégia de interação entre a investigação e a intervenção. Recorremos à observação, planificação, ação e reflexão, mobilizando saberes científicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades, necessidades e interesses das crianças do contexto educativo. Neste estudo a observação foi fundamental, visto que a certo momento a investigação passou a ser à distância devido ao confinamento no âmbito da pandemia COVID-19. Desta forma, através de videochamadas foi possível recolher registos de observação e informações das atividades desenvolvidas. Por fim, no âmbito da formação inicial, a Prática de Ensino Supervisionada, constituiu-se como um espaço de construção do saber pensar e agir nos contextos de ação, de forma fundamentada e reflexiva, desenvolvendo saberes profissionais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectBrincar - recursos tecnológicospt_PT
dc.subjectParticipação da criançapt_PT
dc.titleAs crianças é que sabem construir jogospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202706915pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Liliana Pinto Soares.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.