Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2969
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dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorBernardes, Maria Beatriz Regadas-
dc.date.accessioned2021-04-26T13:52:33Z-
dc.date.available2021-04-26T13:52:33Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.date.submitted2021-03-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2969-
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este intitula-se “A participação da criança na relação escola-famílias-comunidade: um estudo de caso”. Este estudo realizou-se num jardim-de-infância da rede pública, situado no distrito do Porto. Teve como grande finalidade perceber de que modo as crianças dessa instituição participam na Relação Escola-Famílias-Comunidade. Para o efeito da presente investigação foi adotada uma metodologia qualitativa, na qual se recorreu à utilização de técnicas e instrumentos de recolha de dados, como são a análise documental, a entrevista, o inquérito por questionário e o focus group de modo a responder à questão de partida. Os sujeitos participantes neste estudo foram duas educadoras de infância, sete crianças e dezassete encarregados de educação. A Relação Escola-Famílias-Comunidade e a participação da criança na mesma constituem a grande temática deste estudo. Os dados obtidos revelam a importância de se estreitar esta relação, não podendo esquecer a criança como cidadão, que tem direito a ser escutado e a participar ativamente e não um mero destinatário desta relação. Assim sendo, foi possível compreender, através dos dados recolhidos, que todos as educadoras de infância consideram que a criança deverá desempenhar um papel preponderante na relação da escola com as famílias, com responsabilidade e liberdade, sendo, idealmente, o autor do seu próprio percurso. Já os encarregados de educação entendem, da mesma forma, que a criança deverá participar na dinâmica entre a escola e a família, bem como serem ouvidas, considerando a sua opinião no desenvolvimento dessas dinâmicas. Por fim, as crianças vêm corroborar as opiniões dos participantes anteriores, referindo que gostam de estar envolvidos nas atividades do JI e em casa, dando exemplos de diversas formas de participação.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação Escola-Famílias-Comunidadept_PT
dc.subjectParticipação da criançapt_PT
dc.subjectCidadania da Criançapt_PT
dc.titleA participação da criança na relação escola-famílias-comunidade: Um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202706869pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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