Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2970
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dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorSantos, Maria da Conceição Oliveira-
dc.date.accessioned2021-04-26T14:06:05Z-
dc.date.available2021-04-26T14:06:05Z-
dc.date.issued2021-04-13-
dc.date.submitted2021-03-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2970-
dc.description.abstractpresente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A principal intencionalidade reside em perceber as particularidades, vantagens e desvantagens do suporte papel e suporte digital dos portefólios em Educação de Infância. Neste sentido, procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: A utilização de um suporte digital constitui uma mais-valia para o processo de realização de portefólios de crianças? Os objetivos principais deste estudo incidiram, então, em entender os motivos que conduziram instituições portuguesas de educação de infância portugueses a adotar o portefólio digital de criança em formato digital; compreender o processo antes e após o modelo tecnológico; saber as vantagens e desvantagens de ambos os formatos de portefólios (papel e digital) para os profissionais de educação, crianças e famílias; entender as diferenças entre um portefólio de crianças em formato papel e um portefólio de criança em formato digital bem como notar os impactos que esta metodologia digital tem nas crianças, profissionais de educação e nas famílias, considerando também a situação pandémica que nos dias de hoje vivenciamos. Desta forma, realizou-se um enquadramento teórico acerca da temática, a aplicação de duas entrevistas, em fases diferentes (de maio a junho de 2019 e de dezembro de 2020 a janeiro de 2021), a educadoras de infância de uma instituição educativa que se encontrava em processo de alteração dos portefólios das crianças de suporte papel para suporte digital, como também a aplicação de um inquérito por questionário a 644 profissionais de educação de infância portugueses. Assim, foi relevante compreender o conhecimento que os profissionais de educação demonstram a respeito do portefólio das crianças, conhecer as razões da implementação (ou não) do portefólio, conhecer o formato em que é realizado, bem como as dinâmicas de construção e realização dos diferentes suportes, assim como perceber as suas vantagens e desvantagens. Os dados obtidos indiciam a pertinência de se efetivar um conjunto de práticas entre profissionais de educação, criadores das plataformas digitais e investigadores especializados na temática que salientem (i) o respeito pelos pressupostos do portefólio, através da formação sobre a metodologia; (ii) a divulgação científica e pedagógica acerca do assunto; (iii) o assegurar da participação da criança no processo de construção e elaboração e (iv) o desenvolvimento de estratégias facilitadoras na dinâmica do portefólio em suporte papel e suporte digital.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectParticipação das criançaspt_PT
dc.subjectPortefóliopt_PT
dc.titleOs portefólios digitais na educação de infância: Perspetivas práticas e desafiospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2024-03-12-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202706923pt_PT
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