Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Luísa-
dc.contributor.authorMagalhães, Mariana Costa-
dc.date.accessioned2021-04-26T14:14:37Z-
dc.date.available2021-04-26T14:14:37Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.date.submitted2021-03-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2971-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio tem como título As emoções na Educação Pré-Escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico, e está organizado a partir de duas grandes temáticas: as emoções e a literatura para a infância. Um dos principais objetivos desta investigação era garantir que as crianças não só fossem capazes de identificar e reconhecer as suas emoções e as dos outros, como também conseguissem fazer uma boa gestão e controlo das mesmas. Por isso, aliando as emoções à literatura para a infância, a partir das obras da coleção As Emoções do Gastão, de Aurélie Chien Chow Chine, foram desenvolvidas cinco propostas de atividades para trabalhar as emoções, funcionando o livro infantil como um dispositivo pedagógico. Como as propostas de atividades não foram colocadas em prática com o grupo de crianças, por estarmos a atravessar uma pandemia provocada pela COVID-19, procurámos compreender, então, através de entrevistas realizadas a profissionais de saúde e a profissionais de educação, se os livros infantis são considerados uma boa ferramenta para trabalhar as emoções. Além disso, realizámos também uma entrevista à editora da coleção em estudo, com o intuito de compreendermos o porquê da recente e crescente aposta em livros infantis que tratem o tema das emoções. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados obtidos através da metodologia qualitativa, pudemos comprovar que o livro infantil é visto como uma ótima ferramenta para trabalhar as emoções, pois possui diversas potencialidades e contribui para o desenvolvimento emocional das crianças. A aposta em livros infantis e no tema das emoções também tem sido inegável, uma vez que a educação e inteligência emocionais têm um peso fundamental na formação das crianças, sendo importante trabalharmos estes conceitos desde tenra idade.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectDispositivo pedagógico - Livro infantilpt_PT
dc.subjectPapel do Educador de Infânciapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.titleAs emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202706893pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio_última versão.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.