Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2973
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ana Luísa | - |
dc.contributor.author | Costa, Sara Faria da | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-26T14:27:14Z | - |
dc.date.available | 2021-04-26T14:27:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-06 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2973 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório é produto de uma investigação sobre o papel do educador de infância no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. Com o objetivo de sermos impulsionadores deste processo, implementamos o projeto numa sala de 1 ano (12/24 meses), numa instituição de caráter privado. Embora a temática em análise já fosse do nosso interesse, o contexto de creche fez com que este aumentasse ainda mais. De modo a atingir os objetivos a que nos propusemos, delineamos uma intervenção educativa, entre Outubro de 2020 e Janeiro de 2021, durante a qual planificamos, dinamizamos e avaliamos em contexto de creche, um conjunto de intervenções que tinham como objetivo principal promover e estimular a comunicação e a linguagem. De facto, acreditamos que o papel do educador de infância é fundamental no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. E, ao longo deste estudo, demonstraremos que as diferentes intervenções educativas (com recurso a diferentes estratégias), motivam as crianças e, consequentemente, fazem com que se envolvam cada vez mais no processo. Quando são estimulados, demonstram uma vontade cada vez maior de querer comunicar e mais tarde, de falar. Assim sendo, através dos resultados obtidos, e comparando-os com as respostas das entrevistas também realizadas a três educadoras de infância, confirmamos que o papel do educador de infância é absolutamente fulcral. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância - creche | pt_PT |
dc.subject | Aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças | pt_PT |
dc.title | Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202706907 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio_última versão.pdf | 3.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.