Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2978
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Paula-
dc.contributor.authorPinheiro, Ana-
dc.contributor.authorCraveiro, Clara-
dc.contributor.authorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorCunha, Ana Isabel-
dc.date.accessioned2021-05-07T16:24:52Z-
dc.date.available2021-05-07T16:24:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMedeiros, P., Craveiro, C. Silva, B, Pinheiro, A. &Cunha, A. (2021). Um olhar sobre espaço e materiais: relato de uma viagem por instituições de educação de infância em Maputo. In O Campo Teórico-metodológico-epistemológico da Educação no Fomento da Questão Política da Atualidade 4 (pp. 155-170). Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.ISBN 978-65-5706-931-8. DOI: 10.22533/at.ed.318212503 https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3946pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5706-931-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2978-
dc.description.abstractEste artigo pretende relatar uma experiência de uma viagem a Maputo, inserida numa missão, realizada com o intuito de conhecer melhor o contexto de intervenção de um projeto que visa melhorar e promover a equidade na Educação Pré-escolar em Moçambique. Assumindo-se como fundamental para a intervenção, o conhecimento de algumas das realidades da Educação de Infância, designadamente, nos bairros periféricos de Maputo, realizou-se uma pesquisa exploratória focalizada nos espaços e materiais enquanto promotores da aprendizagem das crianças. Para a recolha de informação foram realizadas várias reuniões com profissionais da educação, entrevistas a diretoras de instituições e elaborados registos de observação em 7 instituições de Educação Pré-escolar, orientados por dimensões previamente determinadas: a gestão dos espaços, a construção de materiais pedagógicos e a sua integração nas instituições que observamos estas realidades. A sistematização dos dados e a análise foram realizadas a partir de uma perspetiva qualitativa. Conclui-se que é pertinente a intervenção na gestão dos espaços de modo a que a integração dos recursos pedagógicos de torne mais efetiva. PALAVRAS-CHAVE: Educação de Infância; intervenção, gestão de espaços, recursos pedagógicos e aprendizagempt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAtenapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infância - Maputopt_PT
dc.subjectRecursos pedagógicospt_PT
dc.titleUm olhar sobre espaço e materiais: relato de uma viagem por instituições de educação de infância em Maputopt_PT
dc.typebookPartpt_PT
degois.publication.firstPage155pt_PT
degois.publication.lastPage170pt_PT
degois.publication.locationPonta Grossa, Brasilpt_PT
degois.publication.titleO Campo Teórico-metodológico-epistemológico da Educação no Fomento da Questão Política da Atualidade 4pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3946pt_PT
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.318212503pt_PT
Appears in Collections:Parte ou capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Um olhar sobre espaço e materiais.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.