Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalgado, Ana-
dc.contributor.authorSousa, Rita Isabel Mendes-
dc.date.accessioned2021-05-31T09:13:44Z-
dc.date.available2021-05-31T09:13:44Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.date.submitted2021-03-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2983-
dc.description.abstractO presente relatório de investigação pretende refletir sobre o impacto de atividades com teor sensorial para reforçar a aquisição de conteúdos lecionados no 1º ciclo do ensino básico. O seu principal objetivo é responder à seguinte questão: Aprender, no 1º Ciclo do Ensino Básico, através dos sentidos, faz sentido? Assim, nesta dissertação, no sentido de contextualizar o tema, serão descritos os sete sistemas sensoriais do ser humano, sendo eles: o tato, a audição, o olfato, o paladar, a visão, a propriocepção e o sistema vestibular. Posteriormente, serão apresentados estudos que analisam o impacto da tecnologia no desenvolvimento sensorial das crianças e também, a importância da brincadeira para o desenvolvimento dos sentidos. De seguida, caracterizar-se-á a transição entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo do ensino básico, procurando identificar os desafios e os aspetos positivos que esta mudança poderá trazer para os discentes. Este tópico inclui uma reflexão sobre a forma como as atividades sensoriais poderão facilitar esta transição. No enquadramento metodológico procurou-se descrever a natureza da investigação e a metodologia de recolha e tratamento de dados. Assim, sendo esta uma investigação qualitativa, envolvendo um estudo de caso, será realizada a caracterização da instituição onde foi implementada a prática educativa, bem como a descrição do grupo escolhido. Posteriormente, descrevem-se as atividades realizadas com este mesmo grupo bem como, as atividades estruturadas que não foram implementadas devido ao confinamento geral decretado pelo governo português e respetivo fecho das escolas de março a junho de 2020.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)- Atividades Sensoriaispt_PT
dc.titleAprender, no 1º ciclo do ensino básico, através dos sentidos, faz sentido? Atividades sensoriais para o 1º Ano de Escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202729532pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Investigação - Rita Sousa.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.