Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2988
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dc.contributor.advisorSilva, Cristina Vieira-
dc.contributor.authorGomes, Catarina Loureiro-
dc.date.accessioned2021-07-21T08:15:03Z-
dc.date.available2021-07-21T08:15:03Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.date.submitted2021-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2988-
dc.description.abstractO presente relatório teve como principal objetivo perceber como é que a problemática da diferenciação pedagógica é entendida e realizada no pré-escolar e em turmas do 1.º ciclo. Neste sentido, estabeleceram-se algumas questões de investigação e através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas a uma educadora e a uma professora de uma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e ainda, atividades / sequências didáticas numa turma dessa escola. A partir da análise das entrevistas, da observação direta e da aplicação das atividades nas aulas, procurou-se compreender como é que a implementação da diferenciação pedagógica é realizada e se é possível aplicar a qualquer momento. O papel do educador e do professor é fundamental no processo da diferenciação pedagógica. E, ao longo deste estudo, demonstraremos que as diferentes intervenções educativas (com recurso à diferenciação pedagógica), motivam as crianças e, consequentemente, fazem com que se envolvam cada vez mais no processo, pois, quando são estimuladas, demonstram uma vontade cada vez maior de querer participar e aprender. Os resultados obtidos mostram que a educadora e a professora do 1.º ciclo, alvo desta investigação, integravam já alguns componentes e aspetos de um ensino diferenciado na sua prática docente, refletindo sobre a forma como exercem o seu ensino e aplicando, na prática pedagógica, algumas estratégias de diferenciação pedagógica. Assim, a aplicabilidade da diferenciação pedagógica não depende da valência de ensino, nem da área lecionada. Esta diferenciação pode ser operacionalizada ao nível das metodologias utilizadas no processo de ensino/aprendizagem e também ao nível da adaptação de conteúdos. Assim sendo, através dos resultados obtidos, e analisando as respostas das entrevistas, confirmamos que a diferenciação pedagógica esteve presente no dia a dia destas turmas e foi fulcral para a aprendizagem das crianças. Palavras-chave: Diferenciação Pedagógica; Aprendizagem; Estratégias; Individualizaçãopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino básico(1º ciclo)pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEducação linguística-
dc.titleRecursos educativos e estratégias de diferenciação pedagógica na educação linguísticapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202745899pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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