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http://hdl.handle.net/20.500.11796/2990
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gonçalves, Daniela | - |
dc.contributor.author | Lacerda, Patrícia Isabel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T08:42:31Z | - |
dc.date.available | 2021-07-21T08:42:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2990 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como base a intervenção educativa decorrente da prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma composta por 24 alunos do 1.ºano de escolaridade, durante o ano letivo de 2020/2021, numa instituição de ensino público na área metropolitana do grande Porto. Atualmente, são colocados à educação e à escola múltiplos desafios, sendo esses responder às necessidades/potencialidades dos alunos, bem como saber mobilizar valores e evidenciar competências, permitindo uma formação integral com vista a uma intervenção positiva na sociedade. A neuroeducação permite promover práticas pedagógicas e estratégias que respeitam o modo como os alunos aprendem, contribuindo, positivamente, para o processo de ensino e de aprendizagem, estimulando, os profissionais de educação a (re)equacionar as metodologias de intervenção educativa. Além disso, e tendo em conta a heterogeneidade das turmas, os conhecimentos acerca da neuroeducação fomentam respostas educativas personalizadas, muito alinhadas com uma educação para todos e para cada um/a. Neste âmbito, apresentar-se-á algumas das estratégias, dinâmicas e os recursos selecionados que permitiram o envolvimento ativo dos alunos e o desenvolvimento de competências transversais. De realçar, a importância da reflexão e observação constante sobre toda a ação pedagógica, para uma boa planificação e intervenção. Palavras-chave: neuroeducação; intervenção educativa; ritmos de aprendizagem; autonomia; concentração; raciocínio lógico; espírito crítico. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Neuroeducação | pt_PT |
dc.subject | Metodologias de intervenção educativa | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento ativo dos alunos | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento de competências transversais | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1º ciclo) | pt_PT |
dc.title | Metodologias de intervenção educativa e estratégias neurodidáticas: Da(s) teoria(s) à(s) prática(s) no 1º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202745791 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
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Relatório - Patrícia Lacerda.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
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