Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2991
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorPereira, Catarina da Silva-
dc.date.accessioned2021-07-21T08:52:32Z-
dc.date.available2021-07-21T08:52:32Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.date.submitted2021-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2991-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi desenhado no âmbito da unidade curricular Prática do Ensino Supervisionada, no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A investigação desenvolvida tem como objetivo dar a conhecer abordagens educativas abertas, flexíveis e enriquecidas em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), que poderão ser operacionalizadas, pelos docentes, de modo a estimular processos de inovação pedagógica, tendo como propósito fazer aprender de forma mais ajustada à atualidade. O presente relatório foi elaborado com base numa metodologia qualitativa. Por conseguinte, as técnicas escolhidas e utilizadas para a recolha de dados, ajudaram a esclarecer objetivos e à questão da investigação. Neste contexto, e como técnicas de recolha de dados de investigação, recorreu-se à análise documental, à observação, ao inquérito por entrevista (aplicado ao professor cooperante) e ao focus group (aplicado a oito alunos a frequentar o 3.º ano de escolaridade). A análise de conteúdo foi a técnica de tratamentos de dados utilizada pela estudante, com o intuito de analisar a informação recolhida através das entrevistas realizadas ao professor cooperante e aos alunos. A análise reflexiva dos instrumentos de recolha de dados coadjuvou os encontros com a(s) resposta(s) à questão que orientou a investigação aqui apresentada, a saber: Que metodologias ativas podem ser mobilizadas em sala de aula, de forma que o aluno seja o agente principal da sua aprendizagem? Para além disso, este percurso investigativo, no âmbito do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico, estimulou o desenho, a implementação e avaliação de abordagens educativas abertas, flexíveis e enriquecidas. Palavras-Chave: processos de inovação; metodologias ativas; aprendizagen(s); ensino em 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectInovação na educaçãopt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.titleAbordagens educativas abertas, flexíveis e enriquecidas em contexto de 1º ciclo do ensino básico: Da(s) teoria(s) à(s) prática(s)pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202745805pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio- Catarina Pereira.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.