Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2999
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dc.contributor.advisorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorAmado, Gabriela Brandão-
dc.date.accessioned2021-07-23T15:36:00Z-
dc.date.available2021-07-23T15:36:00Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.date.submitted2021-07-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2999-
dc.description.abstractAtualmente, as crianças e estudantes estão expostos a dados estatísticos, por isso, é essencial desenvolver as suas capacidades críticas, a fim de elaborarem reflexões, emitirem opiniões e tomarem decisões conscientes e informadas. A organização e o tratamento de dados (OTD) tem um papel fundamental na vida quotidiana do ser humano. O ensino deste domínio capacita os estudantes para ler, recolher, interpretar e organizar dados. Desta forma, é essencial que os alunos comecem desde cedo a lidar com estes termos e representações para que desenvolvam as suas capacidades de reflexão, interpretação e argumentação. A aplicação do pensamento crítico (PC) na matemática permite ao aluno ter uma maior consciência sobre o mundo que o rodeia. Para que o ensino da matemática tenha um impacto mais significativo na análise dos contextos reais é importante que seja explorado numa perspetiva investigativa onde as respostas não sejam cotadas como certas ou erradas. Dada a importância do ensino do pensamento crítico, desenvolveram-se recursos direcionados para o 4.º ano de escolaridade, com a finalidade de trabalhar esta capacidade através do domínio da organização e tratamento de dados. Para tal, recorreu-se se à exploração de duas plataformas digitais que permitiram desenvolver o pensamento critico em contexto educativo. Neste trabalho temos como objetivos compreender quais são as perceções gerais que um grupo de docentes tem sobre o pensamento crítico dinamizado através do domínio OTD e, simultaneamente, aferir a qualidade da proposta didática construída para trabalhar o PC. Para tal, os participantes exploraram a proposta no domínio da OTD, onde utilizaram duas plataformas digitais. Por fim, implementamos um inquérito por questionário de forma a obter a perceção dos participantes. Os resultados obtidos indicam que trabalhar a OTD através das plataformas digitais poderá promover o pensamento crítico, uma vez que são recursos dinâmicos e pedagógicos baseados em situações reais. Palavras-Chave: Organização e Tratamento de Dados; Pensamento Crítico.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectEnsino da Matemática - Organização e Tratamento de Dadospt_PT
dc.titleA organização e tratamento de dados na promoção do pensamento crítico no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202746569pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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