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http://hdl.handle.net/20.500.11796/2999
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ramalho, Rui | - |
dc.contributor.author | Amado, Gabriela Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-23T15:36:00Z | - |
dc.date.available | 2021-07-23T15:36:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-23 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2999 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, as crianças e estudantes estão expostos a dados estatísticos, por isso, é essencial desenvolver as suas capacidades críticas, a fim de elaborarem reflexões, emitirem opiniões e tomarem decisões conscientes e informadas. A organização e o tratamento de dados (OTD) tem um papel fundamental na vida quotidiana do ser humano. O ensino deste domínio capacita os estudantes para ler, recolher, interpretar e organizar dados. Desta forma, é essencial que os alunos comecem desde cedo a lidar com estes termos e representações para que desenvolvam as suas capacidades de reflexão, interpretação e argumentação. A aplicação do pensamento crítico (PC) na matemática permite ao aluno ter uma maior consciência sobre o mundo que o rodeia. Para que o ensino da matemática tenha um impacto mais significativo na análise dos contextos reais é importante que seja explorado numa perspetiva investigativa onde as respostas não sejam cotadas como certas ou erradas. Dada a importância do ensino do pensamento crítico, desenvolveram-se recursos direcionados para o 4.º ano de escolaridade, com a finalidade de trabalhar esta capacidade através do domínio da organização e tratamento de dados. Para tal, recorreu-se se à exploração de duas plataformas digitais que permitiram desenvolver o pensamento critico em contexto educativo. Neste trabalho temos como objetivos compreender quais são as perceções gerais que um grupo de docentes tem sobre o pensamento crítico dinamizado através do domínio OTD e, simultaneamente, aferir a qualidade da proposta didática construída para trabalhar o PC. Para tal, os participantes exploraram a proposta no domínio da OTD, onde utilizaram duas plataformas digitais. Por fim, implementamos um inquérito por questionário de forma a obter a perceção dos participantes. Os resultados obtidos indicam que trabalhar a OTD através das plataformas digitais poderá promover o pensamento crítico, uma vez que são recursos dinâmicos e pedagógicos baseados em situações reais. Palavras-Chave: Organização e Tratamento de Dados; Pensamento Crítico. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática - Organização e Tratamento de Dados | pt_PT |
dc.title | A organização e tratamento de dados na promoção do pensamento crítico no 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202746569 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
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Relatório de Estágio_ Gabriela Amado.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
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