Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pequito, Paula | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Manuela Leal da Rocha Neves | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T08:22:30Z | - |
dc.date.available | 2021-08-03T08:22:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3013 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio consiste numa investigação sobre as Expressões serem um meio estimulador da Criatividade da criança na Educação Pré-Escolar. Começa por se considerar importante compreender o conceito de Criatividade - e o seu desenvolvimento, o que são ambientes criativos de aprendizagens e a sua importância e caraterísticas dos adultos que potenciam a Criatividade. Para complementar este objetivo, iremos realizar uma definição de conceitos, identificar os Modelos e os ambientes de aprendizagem que existem sobre Criatividade e ajudam no seu desenvolvimento, a sua importância e os adultos que potenciam a Criatividade e o papel e a importância que possuem na vida das crianças para que as mesmas consigam desenvolver o seu lado criativo. Partindo do enquadramento da problemática em análise, foi desenvolvida uma investigação que incide na valência de Educação Pré-Escolar (E. P. E.), explicando-se a Metodologia utilizada, identificando os seus objetivos, o seu contexto, o seu método, o seu procedimento e a caracterização da amostra da Investigação. Esta investigação tem como objetivo apresentar e investigar o quanto as Expressões são trabalhadas e fundamentais nesta fase e ajudam as crianças a desenvolver a sua Criatividade e a colocar a mesma em prática. Para além deste objetivo, ajuda-nos a perceber como as mesmas são trabalhadas para que isto possa acontecer, procedendo à recolha e análise dos dados obtidos no método de investigação qualitativo através de um Inquérito destinado às Educadoras de Infância (E.I.) e à Professora de Expressão Plástica (P.E.A) do centro de estágio onde realizei a prática profissional na valência da E.P.E. O foco desta investigação é responder à pergunta de partida Serão as Expressões um meio estimulador da criatividade da criança? e os objetivos para este inquérito são: Perceber qual a opinião que estes profissionais de educação possuem relativamente a esta questão, como é que cada Educadora de Infância e cada professor da área das Expressões as trabalha no ambiente de sala de aula de forma a promover a criatividade e a opinião destas profissionais de Educação sobre a importância da mesma para o desenvolvimento da criança. Palavras-chave: Criatividade; Crianças; Educação Pré-Escolar; Expressões; Meio Estimulador; Modelos de Criatividade; Ambientes criativos de aprendizagem | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.title | Serão as expressões um meio estimulador da criatividade da criança? | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202750493 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Final - Serão as Expressões um meio estimulador da criatividade da criança, Manuela Nogueira (2015016).pdf | 3.5 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.