Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPequito, Paula-
dc.contributor.authorNogueira, Manuela Leal da Rocha Neves-
dc.date.accessioned2021-08-03T08:22:30Z-
dc.date.available2021-08-03T08:22:30Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.date.submitted2021-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3013-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio consiste numa investigação sobre as Expressões serem um meio estimulador da Criatividade da criança na Educação Pré-Escolar. Começa por se considerar importante compreender o conceito de Criatividade - e o seu desenvolvimento, o que são ambientes criativos de aprendizagens e a sua importância e caraterísticas dos adultos que potenciam a Criatividade. Para complementar este objetivo, iremos realizar uma definição de conceitos, identificar os Modelos e os ambientes de aprendizagem que existem sobre Criatividade e ajudam no seu desenvolvimento, a sua importância e os adultos que potenciam a Criatividade e o papel e a importância que possuem na vida das crianças para que as mesmas consigam desenvolver o seu lado criativo. Partindo do enquadramento da problemática em análise, foi desenvolvida uma investigação que incide na valência de Educação Pré-Escolar (E. P. E.), explicando-se a Metodologia utilizada, identificando os seus objetivos, o seu contexto, o seu método, o seu procedimento e a caracterização da amostra da Investigação. Esta investigação tem como objetivo apresentar e investigar o quanto as Expressões são trabalhadas e fundamentais nesta fase e ajudam as crianças a desenvolver a sua Criatividade e a colocar a mesma em prática. Para além deste objetivo, ajuda-nos a perceber como as mesmas são trabalhadas para que isto possa acontecer, procedendo à recolha e análise dos dados obtidos no método de investigação qualitativo através de um Inquérito destinado às Educadoras de Infância (E.I.) e à Professora de Expressão Plástica (P.E.A) do centro de estágio onde realizei a prática profissional na valência da E.P.E. O foco desta investigação é responder à pergunta de partida Serão as Expressões um meio estimulador da criatividade da criança? e os objetivos para este inquérito são: Perceber qual a opinião que estes profissionais de educação possuem relativamente a esta questão, como é que cada Educadora de Infância e cada professor da área das Expressões as trabalha no ambiente de sala de aula de forma a promover a criatividade e a opinião destas profissionais de Educação sobre a importância da mesma para o desenvolvimento da criança. Palavras-chave: Criatividade; Crianças; Educação Pré-Escolar; Expressões; Meio Estimulador; Modelos de Criatividade; Ambientes criativos de aprendizagempt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.titleSerão as expressões um meio estimulador da criatividade da criança?pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202750493pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.