Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3015
Title: Contributos para uma didática da leitura em português no 2º ciclo do ensino básico – o laboratório de leitura recreativa
Authors: Amaral, Márcia Sofia Santos
Orientador: Ferreira, Ana Luísa
Keywords: Didática da Leitura
Ensino básico (2º ciclo)
Issue Date: 28-Jul-2021
Abstract: A presente investigação teve a duração de um ano letivo e pretende abordar a leitura recreativa enquanto contributo para as aulas de português do 2º Ciclo do Ensino Básico. No enquadramento teórico, explana-se a abordagem ao conceito de leitura, os tipos de leitura, a leitura recreativa e ainda a leitura nos documentos oficiais portugueses e a sua didatização, centrando-se o foco deste relatório na leitura recreativa. No domínio metodológico, apresenta-se a opção pela metodologia qualitativa bem como a escolha de todas as técnicas de recolha de dados utilizadas e os benefícios da sua utilização ao longo da investigação. Depois de apresentados, discutidos e analisados os dados recolhidos, atestamos que o contributo prático da leitura recreativa para as aulas de português de 2ª CEB se revela essencial e frutífero, não só em termos de sucesso académico, mas também ao nível do desenvolvimento pessoal dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico. É, pois, clarificada e justificada a necessidade de todos os intervenientes da ação educativa se consciencializarem de que “Tanto o tempo para ler como o tempo para amar dilatam o tempo de viver.” (Pennac, 2002, p. 133) Palavras-chave: Leitura, Leitura Recreativa, 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3015
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO ESTÁGIO FINAL MÁRCIA AMARAL.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.